TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De qual produto biotecnológico o diálogo entre os personagens se refere?

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

1) Observe a figura abaixo e responda.

a) De qual produto biotecnológico o diálogo entre os personagens se refere?

R: organismos transgênicos, nos quais genes de uma espécie são transferidos para outra espécie de modo que esta última expresse características da primeira.

b) O diálogo faz referência à biotecnologia clássica ou moderna? Justifique sua resposta!

R: Biotecnologia moderna, pois utiliza-se de; organismos vivos modificados geneticamente por meio da engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante – tecnologia que permite cortar e unir quimicamente o DNA e assim, transferir genes de uma espécie para outra e ao fazê-lo: criar novas formas de vida

2) Assinale a alternativa que não se relaciona com a biotecnologia.  

a) DNA-Fingerprint como técnica na elucidação de casos de testes de paternidade,

 b) A fermentação lática na produção de iogurte e queijos.

c) Isolamento de transferência de gene de um organismo para o genoma de outro ser vivo.

 d) Refrigeração e salga como procedimentos para a conservação de alimentos perecíveis. (resposta correta).

3) Sabemos que a biotecnologia tem potencial para trazer tanto benefícios às pessoas e à sociedade, mas também pode ter efeitos negativos. Desta forma a biotecnologia passa então a se relacionar com outras duas disciplinas: biossegurança e bioética. Dentro do contexto da biossegurança e da bioética, apresente uma opinião reflexiva e bem embasada para as seguintes situações:

 a) Sua companhia de seguro de saúde deveria lhe cobrar mais se você tivesse uma variante de gene que o tornasse propenso a desenvolver alguma doença?

R: Não, pois seria uma propensão em desenvolver determinada doença, e não uma certeza que dê o direito de pagar algo a mais para a companhia de seguros, pois é algo incerto e não convicto de que irá ocorrer.

b) Sobre o decreto de rotulagem que regulamenta a identificação dos produtos transgênicos com o símbolo contendo um “T” preto sobre um triângulo amarelo dos transgênicos, como você se posiciona?

R: Ao mesmo tempo favorável e ao mesmo tempo desfavorável, a favor pois da o direito ao consumidor em escolher qual produto está adquirindo e suas composições, e desfavorável, pois quando criado o símbolo não foi informado a população corretamente sobre do que se tratava, gerando a impressão de insegurança e perigo quanto ao produto com o rótulo T, fazendo com que não consumisse os produtos transgênicos em uma escala maior.

4) Conforme o grau de patogenicidade, os agentes biológicos são classificados em 4 classes de risco. Comente sobre cada uma delas.

R: Classe de Risco 1

O risco individual e para a comunidade é baixo. Aplica-se a agentes biológicos bem caracterizados, que têm probabilidade nula ou baixa de provocar infecções no homem ou em animais sadios e de risco potencial mínimo para o profi ssional do laboratório e para o ambiente. Exemplo: Lactobacillus.

Classe de Risco 2

O risco individual é moderado e para a comunidade é limitado. Aplica-se a agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo risco de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, não constituindo em sério risco a quem os manipula em condições de contenção, pois existem medidas terapêuticas e profiláticas eficientes. Exemplo: Schistosoma mansoni.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com