TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De vida e desenvolvimento de borboletas

Artigo: De vida e desenvolvimento de borboletas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

A duração da vida das borboletas é muito variável. Pode durar várias semanas ou poucos dias, dependendo das espécies. Um claro exemplo desta última é o caso do bicho-da-seda que vive tão pouco tempo que não chega a alimentar-se quando é adulta. Outras espécies vivem muito mais tempo, em particular aquelas que hibernam já na forma adulta. Mas qualquer que seja a sua duração de vida, estes insectos devem atravessar quatro fases sucessivas, duas das quais são passivas e as outras duas, activas.

O desenvolvimento das borboletas

A primeira etapa é o estado ovo, que dura entre 3 a 8 dias. É um período passivo durante o qual se forma as larvas. As fêmeas colocam centenas de ovos na Primavera ou no Verão.

A segunda fase é a da larva, que é activa e a mais longa do ciclo, (se não houver hibernação). Neste período, pode-se observar a mudança mais notável de tamanho, passando de um ovo que ocupa 1 mm para uma larva que facilmente alcançará os 4 cm. Para conseguir este excepcional crescimento, as larvas devem consumir quantidades consideráveis de alimentos. Este crescimento obriga-as a efectuar várias mudanças. O seu último papel é encontrar um lugar seguro para a fase da metamorfose.

A fase seguinte é a da crisálida, também chamada pupa ou casulo. Durante esta fase passiva, efectua-se uma transformação total dentro do insecto. As células que formam uma substância amarelada estão encarregues para a reorganização da anatomia do animal, do ponto de larva a borboleta. Este processo é muito complexo e ainda um pouco desconhecido para o humano. Estas crisálidas têm formas e cores diversas para facilidade a camuflagem. Esta camuflagem é importante em muitas espécies pois hibernam nesta fase da sua evolução.

Depois da saída da crisálida começa a curta e ultima fase: a do insecto perfeito. A vida de insecto alado pode então começar. Quando não estão a descansar, as borboletas voam em buscar de alimento. Certas espécies migram em direcção a vários milhares de kilometros.

A sua vida adulta dura algumas semanas. Durante esse período, o seu objectivo principal é encontrar um companheiro para acasalar e assegurar assim a regeneração da espécie. As borboletas passam o resto do seu tempo defendendo o seu território e fugindo de eventuais predadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com