TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de problemas econômicos e de desenvolvimento de atividades para a sua solução para melhorar a nossa qualidade de vida

Trabalho acadêmico: Análise de problemas econômicos e de desenvolvimento de atividades para a sua solução para melhorar a nossa qualidade de vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Seja em nosso cotidiano, sejam nos jornais, rádios e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões.

Em nosso dia-a-dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, têm opiniões formadas sobre as medidas que devem adotar.

A economia é a ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

O objetivo desse estudo é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

RESUMO

Conceito de custo de oportunidade: O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.

Conceito de curva de possibilidades: Economia a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decide (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-lo entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Conceito de produto elástico: É a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X às variações de seu preço, ou, de outra forma, é a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual em seu preço, coetrisparibus.

Conceito de produto inelástico: Ocorre quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativamente menor nas quantidades procuradas, coeterisparibus.

Conceito maximização de lucros: Define-se lucro total a diferença entre as receitas de vendas da empresa e seus custos totais de produção.

Conceito de concorrência perfeita: Corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de mercado.

Conceito de mercado monopolista: denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Monopólio é quando há somente um vendedor no mercado para um bem precioso.

Conceito de mercado oligopolista: Oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado.

Estudaremos a oferta e a procura que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta.

Politica fiscal: Política fiscal é administração das receitas e despesas do governo. Se a receita é maior que a despesa, temos superávit orçamental. No inverso temos déficit orçamental.

Política Monetária: é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

Política Cambial: É o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado, destinadas a equilibrar o funcionamento da econômia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.

Política de Renda: é um conjunto de medidas visando à redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política económica governamental, juntamente com a política fiscal, política externa e a política monetária.

Etapa nº 01 Fundamentos Econômicos

O trabalho se desenvolve através do mercado da livre concorrência das montadoras de veículos a oportunidade das montadoras chinesas enxergaram no Brasil, que desde 2007 que vieram as precursoras a CHERY a EFA e a GEELY uma oportunidade de grandes negócios e ampliarem suas vendas com um marketing bem agressivo em horários nobres da televisão e com carros com todos opcionais como ar condicionado, direção hidráulica, AIR BAG, freios ABS e outros que deixam os carros aos olhos do consumidor bem atraente e com preços chegando a ser 30% mais barato. As vendas destes carros cresce de maneira avassaladora que no ano de 2010 até a presente data houve um crescimento de 700%, em pesquisa.Também podemos perceber que o chineses estão querendo realmente aproveitar a oportunidade de que forma criando grandes oficinas com peças a pronta entrega para ser um grande atrativo ao consumidor exigente, que é o brasileiro, fazendo com que o mercado automobilístico brasileiro se transforme, são várias montadoras chinesas que estão montando suas bases no Brasil e as marcas brasileiras que atuam no mercado a muitos anos estão tendo que reduzirem seus custos para não perderem espaço, de forma que, um dos integrantes do grupo que trabalha em uma das montadoras esta acompanhando bem essas transformações bem de perto, já modificaram a carga horária dos funcionários com o objetivo de reduzir custos, modificação no armazenamento de materiais na área de logística também com a mesma finalidade reduzir custos, terceirização de algumas áreas estão em estudos tudo para reduzirem os custos. Segundo o presidente do MERCOSUL da FORD, terão mais lançamentos e formas de pagamentos mais facilitados que serviram para cativar o publico brasileiro, e como diz o presidente da Ford: “o Brasil é o publico do futuro”

Segue abaixo a entrevista de Renato Rossi, do Mercado Global feita com o presidente Marcos Oliveira:

MUDANÇAS DE MERCADO

CM- O que mudou no mercado automobilístico brasileiro de 2010 para 2011?

MO- Há uma necessidade do controle da inflação, através do crescimento do Produto Interno Bruto, administrável, sustentável e constante. Portanto, as ações que o Governo tomou para controlar o crédito e assim desestimular a demanda é uma medida que já gera efeitos sobre o mercado automobilístico, na redução da demanda em maio e junho. Mesmo assim, a indústria automobilística continua crescendo e fechou junho com mais de 300 mil unidades produzidas. O que dá um acumulado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com