TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decapagem Química

Artigo: Decapagem Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 3

DECAPAGEM

(6)A decapagem química é um processo utilizado em diversos produtos e objetos de superfícies metálicas (automóveis, grades, portões, aviões e muitos outros), no qual se aplica o decapante químico na superfície metálica com os seguintes objetivos:

• Remoção de tintas;

• Remoção de oxidações (ferrugem, por exemplo);

• Remoção de impurezas orgânicas;

• Remoção de incrustações superficiais em geral.

Através deste processo permite-se então a verificação da existência de algum tipo de defeito estrutural e torna-se a superfície extremamente pura, fazendo com que esta esteja apta a receber um novo revestimento.

O decapante químico deve ser aplicado na superfície a ser decapada por pincéis, rolos ou sprays, dependendo da aplicação em questão. No caso da aplicação em aviões experimentais isso normalmente é feito por sprays ou mesmo rolos de pintura. Após a aplicação há um tempo necessário pra que o decapante reaja e atinja os objetivos supracitados, este tempo varia de produto para produto, mas podemos dizer que normalmente varia vinte e vinte e cinco minutos. Por fim, a retirada do decapante em conjunto com a tinta e demais impurezas é normalmente feita por raspagens utilizando grandes espátulas e posterior lavagem com água.

Normalmente, fabricantes recomendam a utilização de quase uma lata inteira para a total remoção de tinta de um avião de pequeno porte (avião experimental), sendo que a quantidade em torno de dezoito quilogramas dependendo da marca do decapante. Além disso, através da entrevista recebemos a informação de que o tempo médio para a realização da decapagem em um avião para a sua repintura varia de oito a dez anos, dependendo do nível de exposição a intempéries e do consequente desgaste.

Existem inúmeras marcas de decapantes químicos no mercado, e estes, em sua maioria, diferem muito pouco entre si em termos de composição, diferindo na maioria das vezes apenas pela concentração. As empresas que mais se destacam no fornecimento deste produto ligado à aeronáutica são a Henkel®, a Stripalene® e a Luso Química®, sendo o preço médio em torno de R$40,00/kg(9).

Os decapantes químicos para aviões e automóveis possuem a mesma formulação, o que os diferencia é a embalagem, uma vez que se necessita de uma quantidade muito maior para aviões, mesmo os de pequeno porte, como é o caso dos que estamos focando no presente projeto. Portanto, utilizaremos neste trabalho a fornecedora Maxi Rubber®, já que nos forneceu dados mais completos.

O decapante químico, também chamado de removedor de tintas, é um líquido viscoso a base de solvente. Com relação à sua composição, trata-se de uma mistura composta por água, corante, conservantes, e os ativos que estão diretamente ligados com a função do produto em si. Dentre estes ativos, encontram-se algumas substâncias químicas que podem ser extremamente nocivas à saúde humana e ao meio-ambiente como um todo. Destacam-se nesse quesito:

• Cloreto de Metileno

• Xileno

• Amônia

• Metanol

Suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com