TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Ritmo

Trabalho Universitário: Definição De Ritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 13

DICIONÁRIO

• RITMO

Definição do dicionário - Sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares na natureza e nas artes (na linguagem, na poesia, na música); cadência, compasso: ritmo poético. A palavra vem do grego rhythmos, que significa movimento compassado.

Outras definições O latim rhythmus, o ritmo é uma ordem cadenciada na sucessão das coisas. Trata-se de um movimento controlado ou calculado que se produz pela ordenação de elementos diferentes.

O ritmo pode definir-se como a combinação harmoniosa de sons, vozes ou palavras, incluindo as pausas, os silêncios e os cortes necessários para que soe de forma agradável para os sentidos.

As artes encontram, portanto, no ritmo uma das suas principais características. No caso da música, o ritmo é a proporção existente entre o tempo de um movimento e o de outro diferente. A organização das cadências, os compassos, a batida e os acentos determinam a forma como o ouvinte irá captar o ritmo e, por conseguinte, a estrutura da obra.

A literatura (tanto a narrativa como a poesia) tem o seu ritmo na escolha das palavras e no equilíbrio das orações. Por exemplo: uma sucessão de palavras com sílabas longas e orações extensas fará que a obra tenha um ritmo lento.

O ritmo também se pode denotar nos processos naturais como a sucessão periódica de fenômenos geofísicos. As marés oceânicas e os meses lunares estão relacionados com processos rítmicos.

Na linguagem do dia-a-dia, tende-se a associar o ritmo à velocidade à qual se vive. “As minhas férias tiveram um ritmo frenético: percorri cinco países e não fiquei mais de dois dias em cidade nenhuma”, “Gosto de ir até a aldeia para visitar os meus avós, pois vivem a um ritmo muito mais sereno e posso descansar”.

• CONSTÂNCIA

Definição dicionário - Reprodução constante de um mesmo fato ou fenômeno: a constância das chuvas. Particularidade do que é constante; qualidade do que é contínuo. Característica da pessoa que cumpre suas obrigações com retidão e assiduidade. Particularidade, qualidade ou condição de quem não desiste facilmente; características de quem são obstinados; persistência. Característica de algo ou de alguém que permanece por um longo tempo, no mesmo estado, forma ou condição; continuidade.Atributo da pessoa que permanece fiel aos seus princípios, à sua fé, ao seu modo de vida; fidelidade.A quantidade de vezes que alguma coisa se repete; repetição que ocorre num lugar ou sob uma condição e situação específicas.

• CONTROLE

Definição dicionário - Verificação administrativa; inspeção, fiscalização.

Denominação dada aos registros administrativos mantidos pelos corpos de tropa: controle de armamento. Domínio de si mesmo: não perdeu o controle.

Moderação, comedimento.

Outras definições - Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. A palavra controle pode ser aplicada em múltiplos contextos, com significados semelhantes: administrar, organizar ou dominar alguma coisa ou situação. O controle está relacionado com a administração, seja de documentos, de produtos, pessoas e etc. Neste contexto, controlar significa verificar as condições de determinada coisa, analisá-la, compará-la e organizá-la com outros itens do mesmo grupo.

• ESTABILIDADE

Definição dicionário - Solidez e segurança; qualidade daquilo que é estável: a boa estabilidade da ponte; estabilidade emocional e familiar. Permanência ou duração; que não se altera: a estabilidade do poder.

Outras definições - Estabilidade é a qualidade de estável (que mantém o equilíbrio, não varia e permanece no mesmo lugar durante muito tempo).

É possível considerar a estabilidade sob diversas perspectivas. A estabilidade política de uma região depende da sua capacidade para evitar as crises e para manter as normas sem grandes alterações: “A Argentina é um país que sempre teve problemas para alcançar a estabilidade”, “A estabilidade conquistada pelo governo é notável, tendo em conta os problemas do ano passado”.

A estabilidade econômica, por sua vez, consegue-se quando não se registram variações relevantes ao nível da produção, da renda nacional, do emprego e dos preços: “A inflação ameaça a estabilidade econômica da nação”, “A economia nacional recuperou a estabilidade com a queda da taxa de desemprego.”

• FIDELIDADE

Definição dicionário - Particularidade ou qualidade do que é fiel; em que há zelo ou cuidado por algo ou alguém; lealdade: fidelidade ao Papa; fidelidade política. Ação de cumprir as obrigações e/ou compromissos que foram assumidos com outra pessoa: fidelidade matrimonial.

Outras definições - Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo que tem constância. Ex: A fidelidade de um cliente, a fidelidade de um amigo etc.

Fidelidade é também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração. A fidelidade é uma atitude antiga, já estava presente na Idade Média, no comportamento dos vassalos, que tinham compromisso de fidelidade com o Senhor Feudal, em troca de algum benefício obtido.

Fidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele. A fidelidade pode ser representada pela simbologia das flores. As de cor vermelha, como as gérberas, tulipas, crisântemos, rosas, entre outras, representam o amor, a paixão e também a fidelidade.

A expressão inglesa, "Wireless Fidelity" (Wi-Fi), que significa "fidelidade sem fio", em português, é uma tecnologia da comunicação, transmitida através de frequência de rádio, ou infravermelho, que permite o acesso à internet, estando o dispositivo móvel dentro da área de abrangência da rede. A expressão Hi-Fi é uma abreaviação de High Fidelity, que significa "Alta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com