TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principal ritmo do estado do Amapá

Artigo: Principal ritmo do estado do Amapá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Artigo  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Marabaixo Marabaixo

Principal ritmo do estado do Amapá.

O Amapá é um estado com predominância de cultura negra, e os primeiros negros chegaram a Macapá no século XVIII, vindos de Belém, do Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Maranhão, para a construção da Fortaleza de São José. Além desses, aportaram, no município de Mazagão, várias famílias negras fugidas das guerras entre Mouros e Cristãos, travadas no norte da África. O Marabaixo nasceu do encontro entre estas diferentes etnias e os colonizadores brancos, interagindo dentro de um mesmo contexto social. O principal instrumento presente nas rodas de Marabaixo é a Caixa de Marabaixo.

Os passos variam com os toques das caixas que os tocadores, a um canto, fazem soar. Trata-se de um quadro de muita alegria, vivido sob um céu cristalino. As cores vivas das vestimentas, as fitas, as flores, tudo contribui para emprestar exuberante vivacidade a esta bonita dança.

A dança e o canto do Marabaixo constituem o lado profano das festividades em homenagem a Santíssima Trindade e ao Divino Espirito Santo.

Para se ter idéia de como são inusitados estes instrumentos, vamos descrever a seguir alguns deles.

O Banjo de Carimbó Instrumento feito artesanalmente por pescadores da região do salgado no Pará, cujas características principais são as cordas feitas de linha de pesca número 60, cuja afinação é: a quarta corda afinada em ré uma oitava abaixo, a terceira em sol, a segunda em si e a primeira em ré uma oitava acima. Existe inclusive um método próprio feito pelos pescadores para se tocar o instrumento, poderíamos expô-lo.

O Curimbó Tambor usado no carimbó. Ele é feito de tronco de árvore maciço escavado, pesando aproximadamente 70 Kg, tendo o couro de pele de sucuri, em que o tocador senta em cima para poder executá-lo devido ao peso. Também podemos expô-lo.

A Caixa de Marabaixo Ela é usada no Marabaixo, principal ritmo do estado do Amapá. É feita de forma artesanal, com aproximadamente 60 cm de altura, com fios amarrados em suas laterais para poder afiná-la, tendo em baixo encostado ao couro, um cordão feito de miçangas servindo como esteira. Assim como o Curimbó e o banjo, estará na exposição.

Onça ­ Uma espécie de cuíca gigante utilizada no Boi-bumbá, que tenta imitar o grunhido do animal.

Onça Espécie de cuíca gigante que tenta imitar o grunhido do animal, utilizada no Boi Bumbá.

A Barrica Tambor feito de pele de cobra, geralmente a sucuri, utilizado no Boi-Bumbá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com