TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de biotecnologia

Artigo: Definição de biotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

m primeira estância necessitamos saber o que significa o termo "Biotecnologia", porque este termo está sendo muito utilizado, mas poucas pessoas sabem realmente o que significa.

O termo "Biotecnologia" é a tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na Agricultura, Ciênica dos alimentos e na Medicina. A ciência e tecnologia são duas atividades muito ligadas ao nosso cotidiano. A "Ciência" está associada ao desejo humano de saber, compreendem explicar ou prever fenômenos naturais. A "Tecnologia" decorre de outro desejo: o de encontrar novas e melhores maneiras de satisfazer as necessidades humanas, usando para isso conhecimentos, ferramentas, recursos naturais e energia. As duas atividades, ciência (saber) e tecnologia (fazer) não são totalmente independentes: para poder fazer melhor é necessário sempre saber mais.

A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU possui uma das muitas definições de Biotecnologia:

"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

A definição mais ampla da biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição enquadram-se um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, etc.). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, a incorporando técnicas de DNA recombinante.

A biotecnologia combina disciplinas, tais como: genética, biologia molecular, embriologia e biologia celular, as quais por sua vez, estão vinculada as disciplinas práticas, tais como: engenharia química, tecnologia da informação e robótica. O quadro abaixo simplifica muito bem o que é "Biotecnologia":

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com