TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A diabetes Mellitus compromete a produtividade e a qualidade de vida do ser humano, e as estatísticas demonstram uma grande elevação de portadores nos próximos anos. Defina essa síndrome e pontue os principais sintomas descrevendo as principais diferenças entre a Diabetes Mellitus tipo I e IIs?

R. Um estudo mostrou que em 1989, estimou-se que 30 milhões de adultos com Diabetes Mellitus no mundo, em 1995 esse numero ficou em 135 milhões, e em 2002 pulou para 173 milhões, a projeção de chegar a 300 milhões no ano de 2030. Cerca de 2/3 desses indivíduos com D.M. vivem em países em desenvolvimento, onde a epidemia tem mais intensidade com crescentes proporções de pessoas afetadas em grupos etários mais jovens. (Sociedade Brasileira de Diabetes 2007).

A Diabetes Mellitus é uma síndrome que ocorre pela falta de insulina e a capacidade da mesma de exercer propriamente seus efeitos. Os sintomas da Diabetes Mellitus são: fadiga, cansaço, sede e fome intensas, urinar frequente e perda de peso, sonolência, dores generalizadas, formigamento, dormência, visão turva, cansaço físico e mental, dificuldade de cicatrização, entre outras.

D.M. tipo I – É a mais agressiva, ela causa a perda de peso muito rápido, ocorre na infância e adolescência, até os 20 anos de idade. Os fatores para o desenvolvimento são genéticos, imunológicos e ambientais.

D.M. tipo II – atinge a população entre 30 a 69 anos de idade, se desenvolve pelo excesso de peso e má alimentação. Mas hoje já se observa o quadro também de crianças devido à obesidade e o sedentarismo infantil.

  1. Qual o principal tratamento da Diabetes Mellitus tipo I? Existe prevenção? E na diabetes tipo II?

R. A DM tipo I ainda não há medidas de prevenção da doença, mas pode-se prevenir as complicações crônicas da doença. Para que não haja complicações, além dos medicamentos e de exames é necessário dietas, exercícios físicos e equilíbrio emocional, uma vez que esse aspecto influencia diretamente sobre a doença onde pode ocorrer o descontrole e agrava o quadro. O tratamento desde caso é a injeção diária de insulina, deve-se controlar a insulina, a alimentação e o exercício físico regular.

DM tipo II. O tratamento adequado com a modificação do comportamento alimentar inadequado e a perda de peso, associada a atividades físicas regulares, assim, favorece a redução de circunferência abdominal e de gordura visceral. A prevenção para a DM II, seria evitando o excesso de peso, controlar o sedentarismo e controle da dieta alimentar.

Material Consultado: Artigos Científicos

- Hipertensão e Diabetes: Um Estudo de Caso Clinico

- Diabetes Mellitus do Tipo II: Síndrome Metabólica e Modificação no Estilo de Vida

- Reflexões sobre a Diabetes Tipo I e sua Relação dom o Emocional

- Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo I: Seu Cotidiano Enfrentando a Doença

- Fatores Imunogenético Associados ao Diabetes Mellitus do Tipo I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com