TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dieta proteica

Seminário: Dieta proteica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

Dieta da Proteína

Essa dieta foi criada pelo cardiologista americano Robert Atkins e ficou conhecida em todo o mundo como a dieta da proteína. Sua principal meta é restringir severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições e priorizar o consumo de proteínas, ou seja, alimentos de origem animal como carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos, queijos amarelos.

Como é Feita:

É recomendado retirar das refeições todos os alimentos ricos em carboidratos. No café da manhã fica liberado abusar (sim, a dieta não tem limitações de porções) de queijos, presuntos e ovos. Uma xícara de café com leite também é permitida ou ainda uma xícara de chá. No almoço e no jantar saem de cena arroz, massas, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha e grão-de-bico. Ficam liberado carnes, ovos, embutidos, bacon, aves, peixe e verduras.

Critica:

Pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose, e ainda libera gorduras saturadas, que em longo prazo aumentam o colesterol. Além disso, a falta de carboidratos pode provocar tontura, sono, alteração de humor, tremores e propensão a desmaios. A baixa ingestão de fibras leva à prisão de ventre e outras doenças intestinais. Esse cardápio não é indicado para gestantes e pessoas com problemas renais.

Dieta do Tipo Sanguíneo

Idealizada pelo americano Peter D'Adamo, há alimentos que estimulam o aumento e a perda de peso dependendo do tipo de sangue da pessoa. Para Peter, o tipo de sangue determina como o indivíduo absorve os nutrientes consumidos. A perda ou ganho de peso estaria relacionada diretamente com a ingestão de alimentos benéficos ou nocivos ao organismo, segundo seu tipo sanguíneo.

Como é Feita:

Cada grupo sanguíneo deve incluir alguns alimentos e eliminar outros de sua dieta.

Tipo A

Indica-se abacaxi, verduras em geral, óleos vegetais e grãos a base de soja.

Tipo B

O tipo B se dá muito bem com os laticínios e deve priorizar os derivados de leite com baixo teor de gordura, como iogurte e leite desnatado, ricota e queijo light, chás, verduras e carne de coelho ou carneiro.

Tipo O

Para perder peso, o tipo O deve priorizar o consumo de algas, brócolis, peixes e frutos do mar, carne bovina ou de cordeiro, couve-manteiga, espinafre.

Tipo AB

Para perder peso devem consumir abacaxi, peixe, derivados do leite e queijo de soja.

Critica:

A dieta do tipo sanguíneo não tem comprovação científica e médicos e especialistas concordam que o tipo de sangue não tem influência alguma na química do organismo ou da digestão. “ A restrição indeterminada de alguns alimentos pode levar à falta de nutrientes, que podem comprometer o metabolismo e o funcionamento orgânico.

Dieta das Fibras

A dieta rica em fibras, como o nome diz, recomenda a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente, e indica que o consumo diário deve ser entre 25 e 35 gramas. Quantidades superiores a essa recomendação pode dificultar a absorção de micronutrientes, como por exemplo, cálcio, ferro e zinco.

Pessoas que não estão acostumadas a ingerir grandes quantidades de fibras devem iniciar esse processo gradualmente, até o organismo se acostumar.

De acordo com essa dieta, é necessário iniciar o café da manhã com alimentos fontes de fibra (frutas, cereais, pães integrais), assim evitará ter fome acumulada no almoço. Além disso, é fundamental iniciar o almoço e jantar com um prato grande de salada crua, para aumentar a saciedade e assim, evitar exageros nas refeições. Substituir os cereais refinados pelos integrais também é essencial, já que esses alimentos não passaram pelo processo de refinamento, e possuem as fibras intactas.

É indispensável aliar essa dieta à ingestão adequada de água, que deve ser de no mínimo 8 copos diariamente. O consumo insuficiente de água poderá causar constipação intestinal.

Critica:

Se não houver ingestão adequada de água, o quadro de prisão de ventre pode se agravar. É possível ocorrer alterações no funcionamento do intestino, causando gases e até diarreias. Além disso, a ingestão excessiva de fibras pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes ao nosso organismo, como é o caso do cálcio e do ferro.

Dieta das Frutas

O Americano Jay Robb criou uma Dieta de Frutas uma Dieta para qem quer perder peso rapido, esta Dieta é para ser feita durante 3 dias indicada para as pessoas que sentem que estão precisando de uma desintoxicação e estão mostrando sinais de inchaço, fadiga, irritabilidade e dependência de carboidratos.

Como é feita:

A dieta das frutas é uma alternativa para quem deseja perder peso rápido, já que a dieta promete eliminar 4 kg em uma semana. As frutas possuem poucas calorias, são fontes de fibras, vitaminas, minerais e água. Além de possuírem o sabor bastante agradável e uma grande variedade. Essa dieta só deve ser seguida por pessoas saudáveis, que não tenham nenhum tipo de problema de saúde. É aconselhável que essa dieta seja seguida por no máximo 10 dias.

Critica:

É uma dieta muito restritiva, com poucas calorias, ou seja, durante o seguimento é possível sentir tonturas, fraquezas, cansaço e indisposição, já que o fornecimento de energia é insuficiente para o bom funcionamento do organismo. Caso ocorram os sintomas mencionados acima, é importante suspender a dieta e retornar a alimentação normal.

Com essa dieta, a pessoa perde peso rapidamente, porém além da gordura, também perde massa muscular, o que pode deixar o metabolismo mais lento, e com o passar do tempo, pode dificultar a perda de peso e ainda favorecer a recuperação do peso perdido.

Dieta da Mastigação

No final do século XIX, um americano chamado Horace Fletcher criou uma dieta baseada na mastigação excessiva chamada "Fletcherizing". A dieta ficou tão popular que os jantares daquela época eram estranhamente silenciosos por conta de todos estarem mastigando longamente. Depois que o primeiro ministro britânico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com