TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão e busca de soluções para os problemas de poluição, resíduos e escassez de água em todo o mundo

Artigo: Discussão e busca de soluções para os problemas de poluição, resíduos e escassez de água em todo o mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Um dos principais problemas ambientais é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. Quando as águas contaminadas com numerosas substâncias, vão para os rios e mares, as substâncias poluentes que elas transportam se acumulam e aumentam a contaminação geral das águas.

Quase toda água do planeta é salgada, pois está nos mares e não pode ser consumida pelos seres humanos. Apenas 3%da água do planeta está nos lagos, rios, nascentes e lençóis. Porém, mais da metade dos rios do mundo diminuíram seus fluxos e estão contaminados, tornando-se ameaça à saúde das pessoas. Esses rios estão tanto em países pobres quanto nos países ricos.

O rio Amazonas (maior rio do mundo em volume d’água e comprimento) e o Congo (sétimo rio do mundo e segundo maior da África) são considerados rios sobreviventes. Isso explica o interesse do mundo na proteção da Amazônia porque a bacia do rio Amazonas é o maior filão de água doce do planeta.

Relatórios da ONU apontam que 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água tratada e, com isso, 4 milhões de crianças morrem devido a doenças como o cólera e a malária. Atualmente a água já é uma ameaça à paz mundial, pois muitos países da Ásia e do Oriente Médio disputam recursos hídricos.

Vinte e nove países já têm problemas de falta d’água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela qualidade da água.

A escassez de água se deve à má gestão dos recursos hídricos e uma das maiores agressões para a formação de água doce é a ocupação e o uso desordenado do solo. A situação se agravará com o nascimento de 3 bilhões de pessoas, neste século, sendo a maioria em países que já têm escassez de água como Índia, China e Paquistão.

A Organização das Nações Unidas instituiu em 1992, o Dia Mundial da Água – 22 de março – para reflexão, discussão e busca de soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. No entanto, existem outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

Cada ser humano é responsável pelo planeta onde vive, pois não pode simplesmente abandoná-lo quando estiver inservível. A Terra não é um meio de transporte que a pessoa pode escolher onde vai descer dele. Não podemos, simplesmente, trocar de planeta.O homem deve se conscientizar que faz parte da natureza e do universo. A natureza não existe para servi-lo e seus recursos não são inesgotáveis.

Os governantes precisam tomar medidas efetivas para conter a devastação da Terra, mas como a preocupação maior deles é com o desenvolvimento econômico e o consumo, cabe à comunidade mundial, que também precisa ser conscientizada e mobilizada, exigir políticas públicas que preservem o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com