TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A. Por Que Os Problemas Econômicos Fundamentais (o Que, Como E Para Quem Produzir) Originam-se Da Escassez De Recursos Produtivos?

Artigo: A. Por Que Os Problemas Econômicos Fundamentais (o Que, Como E Para Quem Produzir) Originam-se Da Escassez De Recursos Produtivos?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  42.873 Visualizações

Página 1 de 2

a. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos?

Porque os recursos produtivos são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e estão em permanente renovação. Este facto gera a necessidade de seleccionar entre alternativas de produção e distribuição. Esta escolha origina as questões referidas “O que e quanto produzir” (considerando a escassez, nem todos os bens poderão ser produzidos). “Como produzir” (é alvo de decisões visando maximizar a produção ao menor o custo ). “Para quem produzir” (define quais os melhores mecanismo de repartição/distribuição dos produtos). Adicionalmente, caso não houvesse escassez de recursos não haveria necessidade de programar (o que, quanto, como e para quem produzir) já que todos teriamos recursos disponíveis, pois estes seriam ilimitados, e por isso poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas. Monetáriamente os produtos não teriam valor, caso não existisse escassez de produtos.

b. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?

Chamamos Economia de Mercado é caracterizada pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da procura. Por uma Economia Centralizada ou de Direção Central, entende-se a denominação dada às economias comunistas, por oposição à descentralização que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produção e pela planificação centralizada da economia nacional. O Estado, administra a produção desde os meios, objetivos e prazos de concretização, organiza os processos de produção, controla de forma rígida os custos e preços dos produtos, e controla o processo distributivo e dimensiona o consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com