TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Da Ciencia

Exames: Divisão Da Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 6

CIÊNCIA

O ser humano, diante da necessidade de compreender e dominar o meio, ou o mundo,em beneficio próprio e da sociedade da qual faz parte, acumula conhecimentos racionaissobre seu próprio meio e sobre as ações capazes de transformá-lo. A essa seqüênciapermanente de acréscimos de conhecimentos racionais e verificáveis da realidadedenominamos ciência.Goode afirma que ciência é popularmente definida como uma acumulação deconhecimentos sistemáticos, enquanto Ander diz que a ciência é um conjunto deconhecimentos racionais, certo ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados everificáveis, que fazem referencia a objetos de uma mesma natureza.A apresentação das definições de ciência destaca a forma pela qual a pesquisacientifica dá valor à evidência dos fatos ou objetos,mostrando como cada área da ciênciasgeralmente se inicia com os dados oriundos da observação e da verificação, seguindoparâmetros da metodologia cientifica.Nota-se que conhecimentos tradicionais e verificáveis foram aceitos, cooperando comvárias descobertas cientificas. A eficiência, a segurança e os benefícios da vacinação contramuitas doenças não podem ser negados. A proteção oferecida pela vacina de varíola servede exemplo notável.E m virtude da constante busca da verdade cientifica efetuada pelo homem, aevolução da ciência tornou-se presente, ampliando, aprofundando, detalhando e, algumasvezes, invadindo conhecimentos anteriores. Assim, podemos dizer que a ciência é exata portempo determinado, até que ela passe por novas transformações, sendo, portanto, falível.Ao analisarmos a evolução histórica da ciência, concluímos que ela se trata de umabusca, uma investigação contínua e incessante de soluções e explicações para os problemaspropostos. Como busca sistemática, ela revisa as teorias fundamentais em evidencia nopassado, reformuladas pela análise de sua coerência interna, submetendo-as a uma revisãocrítica, estabelecendo relações e confrontando-as com outras teorias, formulando novas

11

hipóteses e propondo condições com o máximo de segurança para sua testabilidade. Oresultado crítico do confronto empírico dirá se há ou não um novo conhecimento, que teráuma aceitação provisória.Na verdade, a ciência é construída pela observação sistemática dos fatos. Por meio daanálise e da experimentação, extraem-se resultados que passam a ser validadosuniversalmente. O fato analisado e testado não tem condições de ser definido isoladamente;ele ganha sentido quando aliado ao sistema a que pertence ou, antes, às causas que lhe dãoorigem e às suas conseqüências.Segundo Japiassu, a ciência construiu-se negando os saberes pré-científicos ouideológicos, mas permanece aberta como sistema, porque é falível e, por conseguinte,capazde progredir. É um discurso aproximativo, provisório e incessantemente suscetível deretificação e questionamentos,porque seu próprio método se apresenta sempre comoperfectível.A ciência se apresenta ao cientista como uma forma uniforme de achar alguma razãona observação dos fatos. Sua estrutura permite a acumulação do conhecimento de formaorganizada e fundamentada em sistemas lógicos, sempre sob a direção de um elenco deprocedimentos da metodologia cientifica. A classificação das diversas ciências é importanteporque é uma preocupação que, ao longo do tempo, tem se tornado uma problemáticaintelectual do ser humano.

DIVISÃO DAS CIÊNCIAS AO LONGO DOS TEMPOS

Fontes históricas mostram que na Antiguidade já existia a preocupação da divisão dasciências. Como os cientistas sentiam dificuldades de dominar as ciências, isso gerou umanecessidade de dividi-las (pelas proporções universais das ramificações cientificas, tornou-seimpossível a compreensão das subdivisões que as circulam). Assim, obedecendo a umesquema classificatório, as diversas ciências foram agrupadas com seus objetos particularese dentro de suas áreas específicas (de estudo determinado). Dessa forma, a compreensãoparticular de cada ciência foi facilitada, e da divisão inicial foi possível maior abrangência doconhecimento do conjunto cientifico em seus aspectos gerais e universais.Ao longo do tempo, as ciências foram classificadas de diversas formas:

Classificação de Aristóteles.

Adotada como critério, finalidade ou fim de cadaciência. Aristóteles foi criticado por sua classificação porque não se preocupou em relacionaras ciências e formar com elas um só conjunto; além disso, ciências importantes da época,como a historia, são omitidas, enquanto outras, com objeto diferentes, são agrupadas emum mesmo quadro, como aconteceu com a física e a metafísica.

12

Teóricas

- têm por objeto o conhecimento puro (física, matemática e metafísica).

Prática

- têm por finalidade o comportamento humano.(ética, economia e política)

Poética

- (têm por objeto as obras produzidas pelo homem)

Teóricas

- têm por objeto o conhecimento puro (física, matemática e metafísica).

Prática

- têm por finalidade o comportamento humano.(ética, economia e política)

Poética

- (têm por objeto as obras produzidas pelo homem)

Classificação de Bacon

.Francis Bacon, filosofo inglês que desenvolveu o métodoexperimental na época renascentista, segue sua formação peculiar para a classificação dasciências. Naturalmente, classifica-as de acordo com as faculdades humanas exigidas parasua compreensão e para a época.

Memorativa ou da memória

(historia natural, civil e sagrada)

Imaginação

(poesia épica,dramática e alegórica)

razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com