TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Fungicas

Ensaios: Doenças Fungicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

Doença

Pitiriase versicolor

Agente Etiológico

Pityrosporum orbiculare e Pityrosporum ovale

Forma de infecção

A maioria das pessoas tem o fungo normalmente vivendo em sua pele, porém algumas são mais suscetíveis do que outras ao aparecimento das lesões. Essas lesões surgem normalmente quando se criam condições adequadas ao desenvolvimento dos fungos, como aumento da oleosidade da pele e/ou aumento do suor.

Profilaxia

Você também pode usar xampu anticaspa na pele todo mês para ajudar a prevenir o problema.

• Usar buchas vegetais sobre o corpo, para promover a remoção mecânica dos fungos.

• Usar sabonetes esfoliantes e cremes antifúngicos.

• Mudança freqüente de roupa durante a estação úmida também pode ser útil. Tomar banho após os exercícios ou passeios e usar sua própria toalha e artigos de higiene é aconselhável. Uso de anti-sépticos, enquanto agentes de lavar as roupas também podem ajudar e manter as roupas higienizadas.

Sintomas

alguns pacientes se queixam de leve coceira. Elas aparecem sob a forma de múltiplas manchas descamativas, hipo ou hiperpigmentadas, que variam do branco ao castanho ou são avermelhadas. Na verdade, elas ficam mais evidentes quando a pessoa toma sol, porque se destacam na pele bronzeada não comprometida pela infecção. As lesões pequenas e isoladas no inicio podem confluir numa área maior dispigmentada.

O principal sintomas são pontos de pele descorados que:

• Possuem bordas nítidas e escamas finas

• São, frequentemente, de cor avermelhada escura

• São encontrados nas costas, embaixo dos braços, parte superior dos braços, tórax e pescoço

• Não escurecem se expostos ao sol, assim podem parecer mais claros que a pele sadia ao redor

Afro-americanos podem apresentar perda da cor da pele (hipopigmentação) ou um aumento na coloração da pele (hiperpigmentação).

Doença

Blastomicose

Agente Etiológico

Blastomyces dermatitidis

Forma de infecção

A blastomicose existe nas zonas rurais da América do Norte, e especialmente nos estados do Rio Mississipi nos Estados Unidos . Afeta principalmente os agricultores que trabalham a terra que contém os seus esporos (produzidos pela forma sexual livre).

A transmissão da blastomicose dá-se através da inalação dos esporos dispersos pelo ar do fungo que, ao entrarem nas vias respiratórias, se refugiam nos pulmões onde crescem e provocam a inflamação. Os indivíduos mais afetados são os homens entre os 20 e 40 anos.

Profilaxia

A prevenção da Blastomicose nem sempre é possível, pois os esporos dos fungos circulam facilmente no ar. As zonas perto dos rios, lagos e pântanos são zonas onde frequentemente existe este tipo de fungo.

Sintomas

Após inalação dos esporos, as leveduras localizam-se nos pulmões, numa minoria há sintomas de pneumonia, com febre, suores, tosse com sem expectoração, dor no peito, calafrios e falta de ar. Em alguns indivíduos imunodeprimidos ou mais idosos, pode haver disseminação do fungo, mesmo na ausência de sintomas pulmonares, com infecção de órgãos como a pele, baço, fígado e outros. Por vezes há limitação da doença ao pulmão sem resolução, desenvolvendo-se um quadro clínico semelhante ao da tuberculose.

• Febre;

• Calafrios;

• Suores excessivos;

• Tosse com ou sem expectoração;

• Dor no peito

• Dificuldade para respirar

• Inchaço do epidídimo nos testículos;

• Infecção da Próstata.

Se a Blastomicose não for tratada cedo ou de forma correta, pode haver espalhamento da infecção para outros órgãos, como pele, levando ao aparecimento de bolhas vermelhas e com pus, conduzindo à formação de abcessos indolores. Os ossos também podem ser atingidos, surgindo inchaço das articulações.

Doença

histoplasmose

Agente Etiológico

Histoplasma capsulatum

Forma de infecção

O fungo Histoplasma cresce como um mofo no solo. A infecção ocorre pela inalação de esporos presentes na poeira de solos contaminados. Solos que contêm fezes de pássaros ou morcegos podem ter maiores quantidades deste fungo. A ameaça é maior após a derrubada de uma construção antiga ou em cavernas.

Profilaxia

A histoplasmose pode ser evitada pela redução da exposição à poeira em galinheiros, cavernas de morcegos e outros locais de alto risco. É recomendado o uso de máscaras e outros equipamentos de proteção para quem trabalha nestes ambientes.

Sintomas

Após ser inalado, o fungo não causa sintomas em muitos deles e em outros causam tosse, febre, dores musculares e dor torácica. A infecção pode causar pneumonia aguda ou pode evoluir para uma pneumonia crônica com sintomas que persistem durante meses. Num pequeno número de pacientes, a histoplasmose pode espalhar-se por todo o corpo, causando irritação e inchaço (inflamação), em resposta à infecção.

Doença

Candidíade Vaginal

Agente Etiológico

Candida Albicans

Forma de infecção

• A candidíase está associada a antibióticos usados para tratar de outras infecções, que alteram o equilíbrio natural entre os organismos na vagina ao reduzir a quantidade de bactérias protetoras, à anticoncepcionais, corticóides e imunossupressores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com