TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Hepaticas

Trabalho Universitário: Doenças Hepaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 12

ANA PAULA PEREIRA SABÓIA

PATOLOGIAS DO FIGADO

Portifólio apresentado á Disciplina de fisiopatologia e suporte nutricional como requisito de avaliação parcial. Profª. MS.Bruna Lopes. - Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá.

.

CUIABÁ

2014/1

INSUFICIENCIA HEPATICA

A insuficiência hepática crônica (IHC) é definida como falência global do fígado,relacionada a agressão contínua ao , ocasionada por vários agentes etiológicos, como uso de etanol, infecção viral, acúmulo de gordura citoplasmática ou doença auto imune. Ocorre quando a redução da capacidade funcional do fígado ultrapassa 80% e, nessa condição de falência hepática,observa-se alta taxa de mortalidade. Na insuficiência hepática, o transplante de fígado está indicado para a maioria dos acometidos com possibilidade de boa evolução em 94% dos pacientes.

Na insuficiência hepática aguda, os pacientes têm menor reserva de glicogênio hepático estão mais suscetíveis à hipoglicemia, observa-se acentuada perda de vitaminas hidrossolúveis e há documentação de aumento de até 20%naTMR, caracterizando hipermetabolismo; havendo registro de balanço nitrogenado negativo,secundário ao catabolismo.

Complicações: maior risco de desenvolver encefalopatia hepática que pode ser definida como síndrome neuropsiquiátrica, potencialmente reversível caracterizada por alterações da personalidade no comportamento na redução da cognição, da função motora e no nível de consciência.

Sintomas: Uma pessoa com insuficiência hepática costuma apresentar icterícia, tendência para sangrar, ascite, alteração da função cerebral (encefalopatia hepática) e uma saúde precária generalizada. Outros sintomas frequentes são cansaço, fraqueza, náuseas e falta de apetite.

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

ASG, ANTROPOMETRIA, EXAMES BIOQUIMICOS bilirrubina, TGO proteínas séricas.

ESTADO NUTRICIONAL

Esses pacientes geralmente são desnutridos.

DIETOTERAPIA

Quando houver indicação para restrição hídrica, as fórmulas enterais podem ser liofilizadas,para garantir maior flexibilidade do volume,

desde que manipuladas em ambiente adequado.O uso de fórmula com densidade calórica maior que uma caloria por mL está recomendado, pois

o volume oferecido é menor, o que contribui para melhor tolerância em pacientes com ascite ou saciedade precoce.

Na condição de anorexia ou de sensação de saciedade precoce, a ingestão adequada de energiae proteína pode ser obtida via suplementação oral ou sonda nasoenteral. A nutrição enteral reduz o risco de complicações,como encefalopatia hepática, infecções e também o risco de mortalidade pós-operatória.Há indicação de fórmula oligomérica somente quando ocorrer intolerância às fórmulas poliméricas. A passagem de sonda só esta contra indicada com varizes esofágicas. 30 kcal/kg de peso/dia) ou hiperproteicas(1,2 g de proteína/kg de peso/ dia).

ENCEFALOPATIA HEPATICA

A encefalopatia hepática ou porto-sistêmica é uma síndrome clínica muito comum em portadores de doença hepática crônica, acometendo de 50% a 70% dos cirróticos no curso da sua doença. Tem curso flutuante e caráter progressivo se não identificada e tratada adequadamente. É caracterizada por sinais e sintomas neurológicos em portadores de insuficiência hepática ou "shunt" porto-sistêmico e que não podem ser atribuídos a outra causa. Tem graus variáveis de gravidade, desde manifestações subclínicas até o estupor e coma profundo. o diagnóstico de encefalopatia hepática é geralmente de exclusão, devendo-se atentar para a presença de sinais e sintomas que sugiram outra etiologia para alteração no nível de consciência, como déficits focais, alteração em pares cranianos ou irritação meníngea. Fatores predisponentes também auxiliam na suspeita diagnóstica e incluem: o aumento da produção de amônia ou da difusão de amônia pela barreira hemato-encefálica (por uremia, hemorragia digestiva, infecção, entre outras), o comprometimento da perfusão hepática (por hipovolemia, paracentese), drogas depressoras do sistema nervoso (benzodiazepínicos, opióides), "shunt" porto-sistêmico (TIPS, cirúrgico) e diminuição da reserva funcional hepática (progressão da hepatopatia, hepatocarcinoma). Pode ser causada por cirrose e hepatite.

Complicaçoes : surge quando o fígado torna-se incapaz de eliminar ou transformar esses tóxicos pela destruição das células.

• Sintomas : Hálito bolorento ou doce

• Alterações no sono

• Mudanças no raciocínio

• Leve confusão

• Esquecimento

• Confusão mental

• Mudanças de humor e de personalidade

• Falta de concentração

• Baixa capacidade de discernimento

• Piora na escrita ou perda de outros movimentos manuais.

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

ASG, antropométricos, bioquímicos como Hemograma completo ou hematócrito para verificar se há anemia Tomografia computadorizada da cabeça ou ressonância magnética Eletroencefalograma .Exames de função hepática Tempo de protrombina Níveis séricos de amônia Níveis de sódio no sangue Níveis de potássio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com