TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hepáticas

Resenha: Hepáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  527 Visualizações

3.1. Filo Hepatophyta – Hepáticas

As hepáticas formam um grupo com cerca de 6.ooo espécies, habitem solos, troncos, rochas, folhas ou vivem flutuando em água doce.

As hepáticas apresentam uma alternância regular entre as gerações haploide gametofítica e diploide esporofítica. O gametófito, que é a geração perene, pode se desenvolver diretamente do esporo ou passar por uma fase inicial de protonema globoso ou taloide formado por algumas poucas células; cada protonema é capaz de originar apenas um gametófito. A fase esporofítica é muito curta, com crescimento bem determinado e é parasita do gametófito. Em hepáticas, a formação e liberação dos esporos são simultâneas.

Existem três tipos de hepáticas que podem ser diferenciados com base na estrutura e agrupados em dois clados, as hepáticas Talosas (Riccia, Ricciocarpus e Marchantia) e as Hepáticas Folhosas. (4)

Os anterídios e arquegônios ficam mergulhados na superfície dorsal do talo. Em

Marchantia, os gametófitos são unissexuados e formam estruturas pedunculadas especiais: o anteridióforo, com os anterídios mergulhados na face dorsal do disco apical e arquegonióforo, com os arquegônios (e posteriormente os esporófitos) localizados na superfície ventral da estrutura em forma de guarda-chuva. (2,4)

As hepáticas folhosas são muito diversas, incluindo cerca de 6.000 espécies do filo hepatophyta. O gametófito das hepáticas folhosas é diferenciado em caulídios, rizoides e filídios. Normalmente são encontradas em locais bastante úmidos, em troncos de árvores e folhas. São facilmente confundidas com musgos. (2)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com