TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dor Miofacial

Trabalho Escolar: Dor Miofacial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

Os sintomas clínicos relatados com a dor miofacial estão, na maioria das vezes, associados a efeitos excitatórios centrais criados pelos pontos-gatilho e não os próprios pontos-gatilho. Quando estes são palpados, apresentam-se como áreas hipersensíveis. Não há dor local quando o músculo está em repouso, mas alguma dor quando o músculo está sendo utilzado.

Padrões de Referência da Dor Miofascial na Região Bucofacial

Os músculos mais comuns da cabeça e do pescoço e o padrão de referência típico para cada um deles segundo a dor miofascial são:

Músculo masseter: Os pontos gatilho localizados em regiões nas camadas superficiais do músculo masseter referem-se aos dentes posteriores inferiores e superiores, à mandíbula e à face. A porção profunda refere-se à orelha e à região da articulação temporomandibular. O músculo é acessível à palpação para identificação dos pontos-gatilho.

Músculo temporal: A região de referência do músculo temporal inclui todos os dentes superiores e a porção superior da face. A cefaléia e a odontalgia são as queixas mais comuns. O músculo é acessível à palpação para identificar os pontos-gatilho.

Músculo pterigóideo medial: A região de referência dopara o músculo pterigóideo medial inclui a porção posterior da boca e da garganta bem como regiões temporomandibular e infraauricular. O músculo está apenas parcialmente acessível à palpação intrabucal para a identificação dos pontos-gatilho. A origem da dor no interior do músculo será acentuada por abertura extensa da boca e pela oclusão forçada.

Cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral: O músculo pterigóideo lateral tem sido apontado como a causa de numerosas queixas temporomandibulares. Apenas a cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral faz a protusão da mandíbula e, portanto, pode atuar criando desarmonias oclusais agudas quando de seu encurtamento.

A cabeça superior do músculo permanece inativa durante todo o tempo, exceto durante movimentos potentes associados à ação muscular elevadora. A escassez de fusos musculares no músculo pterigóideo lateral reduz a chance de contração reflexa quando este músculo é estirado.

Deste modo, também, estes músculos são compostos principalmente de fibras de contração lenta que resistem à fadiga e raramente são submetidas à atividade espástica. A principal razão para a dificuldade no diagnóstico envolvendo estes músculos é que são inacessíveis à palpação manual.

Os pontos-gatilho na cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral referem-se à região da articulação temporomandibular. A manipulação funcional é necessária para auxiliar a identificação da presença de dor miofascial: uma fonte dolorosa no interior do músculo será acentuada pela máxima intercuspidação e pela protrusão mandibular contra a resistência.

Cabeça superior do músculo pterigóideo lateral: Os pontos-gatilho no feixe superior do músculo pterigóideo lateral referem-se à região zigomática. Não há disfunção observada a menos que exista deterioração extensa na articulação temporomandibular, suficiente para permitir o deslocamento anterior do disco articular. A fonte dolorosa no interior do músculo será acentuada pela máxima intercuspidação e pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com