TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Casos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  3.982 Palavras (16 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é a assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, tendo todo embasamento científico. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na interseção entre a filosofia, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética. Por estarmos em plena era tecnológica, as concepções de tecnologia tem sido usadas, às vezes, de forma equivocada, pois tem sido compreendida apenas na perspectiva de um produto, com materialidade e, também, resumida a procedimentos técnicos de operação. A nosso ver, a tecnologia pode ser entendida como o resultado de processos concretizados a partir da experiência cotidiana e da pesquisa, para o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos científicos.

È essencial o questionamento de preparo profissional e a capacidade de desenvolvimento gerencial na área da saúde. Dentro de um hospital a incorporação de diversas habilidades, de diversos conhecimentos e aprimoramento de variadas técnicas faz a diferença na assistência de enfermagem. Constantes mudanças e renovações ambientam relacionamentos e modificam as exigências requeridas dos trabalhadores. Todas essas modificações são advindas das tais novas tecnologias e obrigatoriamente alteram as competências.

Neste relatório científico iremos definir e abranger o contexto geral da profissão de enfermagem, sua gestão e seu gerenciamento de acordo com disponibilidades acerca dos avanços e aprimoramentos.

1° CAPÍTULO

1.1 - TÉCNOLOGIAS E SUAS RAMIFICAÇÕES A ENFERMAGEM

A tecnologia é a extensão da ciência mediante as necessidades humanas, tornando-se a concretização de respectivos e específicos assuntos. Elas podem ser de vários tipos, como a Tecnologia Educacional, que são dispositivos para a mediação de processos de ensinar e aprender, abrangendo as metodologias de ensino empíricas e interdisciplinares, tais como expositivas, impressas, visuais, auditivas ou táteis. Já as Tecnologias Assistenciais são dispositivos para a mediação de processos de cuidar, aplicadas por profissionais com os usuários dos sistemas de saúde, tais como o tratamento do ser como um todo, corpo, mente e alma. As Tecnologias Gerenciais que são dispositivos para a mediação de processos de gestão, utilizadas por profissionais nos serviços e unidades dos diferentes sistemas de saúde, divididos em algumas etapas, que são: Previsão, Provisão Manutenção e Controle de Recursos. (NIETSCHE, BACKES, COLOMÉ, FERRAZ; 2005)

As tecnologias e as telecomunicações avançaram de uma maneira surpreendente nas últimas décadas e o que torna essa época tão surpreendente e a diferencia de outras em que advindas dos avanços mais significativos, como a descoberta do fogo, a invenção da imprensa, a eletricidade, nós começamos a lapidar e aprimorar as ferramentas de aquisição de conhecimento.

A tecnologia na enfermagem nos permite criar um olhar mais amplo sobre o seu uso potencial. Expandir o acesso aos serviços de saúde através dos estados e até mesmo internacionalmente é uma das questões em discussão atualmente.

Tratando de tecnologias em enfermagem, podemos citar três divisões que compõe as etapas de tratamento paciente/profissional ou equipe: Leve, Leve Dura e Dura.

A leve compõe a parte de tratamento, relacionamentos e atendimento; A leve dura compõe a parte de conhecimento, pesquisas, bases científicas que solidificam e estruturam os procedimentos; e a Dura agrega os procedimentos em si, os movimentos e habilidades táteis, equipamentos, aparelhagens, tornando-se a parte concreta de tudo que foi pesquisado, colocando em prática as vertentes nas adversas situações da profissão.

Quando tratamos de tecnologias assistenciais há mais especificidade, como expressão das tecnologias de cuidados, SAE (Sistematização da Assistência ao Enfermeiro), equipamentos, máquinas, estudos, protocolos e procedimentos que guiam os passos dos profissionais da enfermagem mediante as situações dia a dia.

Tudo isso não é colocado de maneira aleatória na parte prática e para tanto existem três pilares que organizam a produção do cuidado de maneira Mundial. Estamos falando de Universalidade, Equidade e Igualdade; o que não deixa de ser uma tecnologia organizacional.

A universalidade abrange de maneira Universal, ou seja, de maneira igual para todas as pessoas que precisarem de assistência.

A equidade se parece com a universalidade, pois também abrange de maneira universal as assistências, porém divide e prioriza as necessidades de cada um; quem precisa mais recebe mais, quem precisa menos recebe menos, mas não em qualitativamente mas sim quantitativamente.

1.2 - SAE – SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

A Sistematização da Assistência de Enfermagem foi criada para nortear os profissionais, ajudando-os a prever, avaliar e promover os cuidados. Tem por sua consistência a prática, o instrumento e a metodologia da profissão.

È o instrumento essencial do Enfermeiro, cabendo a ele executar com profissionalismo e legalidade todas as atividades.

1.2.1 ETAPAS DO SAE

O SAE se divide em cinco etapas:

Investigação (Histórico); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento: Implementação e Avaliação (Exame Físico).

1.3 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DA TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM

Existem várias aplicações da tecnologia na área de tratamento de saúde que, embora esteja essencialmente no campo das ciências biológicas, pode e deve ser aprimorada pelo uso da computação, administração, recursos humanos, financeiros, entre outros. Atualmente as agências de saúde já utilizam tais tecnologias, para benefício dos pacientes, funcionários, familiares e afins. Estas aplicações são empregadas desde os primeiros atendimentos até uma internação. Todas elas seguem protocolos universais de atendimento, visando acima de tudo controle e segurança durante os cuidados.

Alguns exemplos destas vantagens estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com