TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS BIOLÓGICOS

Seminário: EFEITOS BIOLÓGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

EFEITOS BIOLÓGICOS

A radiofrequência produz efeitos térmicos e atérmicos. Os resultados de maior interesse para a Fisioterapia dermato-funcional são os efeitos térmicos. Quando se aumenta a temperatura dos tecidos, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

Hiperemia Cutânea e Profunda: Os seres vivos empregam esse mecanismo para dissipar a temperatura, provocando, consequentemente um grande aumento na nutrição dos tecidos, situação muito favorável para o Fibroedema geloide (FEG), entre outras patologias.

Aumento da atividade do sistema nervoso parassimpático e diminuição do sistema simpático.

Da mesma maneira as ondas curtas, que também são radiofrequência, tem efeitos sobre o sistema nervoso autônomo causando um aumento do fluxo sanguíneo para os tecidos.

Efeitos anticoagulantes

A aplicação de radiofrequência acelera a reabsorção de esquimoses e hematomas.

Diminuição da pressão arterial local

Diminuição da atividade simpática e dos efeitos coagulantes.

Aumento da elasticidade dos tecidos ricos em colágeno

Um ligeiro aumento da temperatura aumenta a distensibilidade e diminui a densidade do colágeno.

Diminuição da elasticidade dos tecidos ricos em colágenos:

Maior aumento da temperatura diminui a densidade de colágeno, conseguindo assim diminuir a flacidez da pele. Esse efeito é chamado de Lifting de radiofrequência.

Neocolagenogênese e Neoelastogenêse

Um grande aumento na temperatura produz uma inflamação controlada nos tecidos, com um aumento imediato de interleucina. A evolução clínica desses efeitos seria um rejuvenescimento da pele.

Liberação de proteínas de choque térmico

Essa ação no colágeno pode ser explicada proteínas de choque térmico ou HSP (do inglês, heat shock protein). Elas já receberam a denominação de proteínas de estresse e pertencem a um grupo de mais 24 proteínas, as chaperonas moleculares, que exercem papel de protetoras moleculares contra eventuais danos de estresse sobre as células. A existência das proteínas de choque térmicos precocemente é um marcador de aparição de fibrose nos próximos três meses após o uso da radiofrequência.

Lipólise

Com relação aos adipócitos, foi observada uma diminuição estatisticamente significativa na derme e levemente elétrica capacitiva. A radiofrequencia por transferência elétrica resistiva poderia ser mais efetiva, mas não existe, até o momento, evidência cientifica suficiente para confirmar ou descartar o uso de ambos os métodos na adiposidade localizada.

Aumento do metabolismo

O fator biológico Q10 expressa que, a cada 1C de aumento na temperatura, aumenta-se também a velocidade dos processos biológicos em 10 %, trazendo como consequência, entre outras, umas maior disponibilidade de ATP.

Os efeitos atermicos encontrados até o momento são menores:

-Aumento da sobreviência de leucócitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com