TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DOS PSICOTRÓPICOS SOBRE A ATIVIDADE MOTORA

Artigo: EFEITOS DOS PSICOTRÓPICOS SOBRE A ATIVIDADE MOTORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  1.730 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA

PROFESSOR: MANOEL PINHEIRO

EFEITOS DOS PSICOTRÓPICOS SOBRE A ATIVIDADE MOTORA

AC.: DANIELE VIEIRA FORTES

TERESINA, PI, MAIO DE 2013

INTRODUÇÃO

A morfina, o protótipo dos agonistas opióides, é conhecimento há muito tempo pela sua capacidade de aliviar dor intensa com notável eficácia. Os opióides incluem agonistas integrais, agonistas parciais e antagonistas. A estrutura química da morfina, um opióide natural; da codeína, um opióide semi-sintético do fentanil, um composto sintético farmacologicamente semelhante, e da naloxona, um antagonista não-seletivo dos opióides. ( KATZUNG, BERTRAM G)

Os opióides interagem de forma estéreo-especifica com receptores protéicos na membrana de certas células do SNC, de terminais nervosos na periferia e de células do TGI e de outras regiões. As propriedades analgésicas dos opióides são mediadas principalmente pelos receptores µ; no entanto os receptores ĸ do corpo dorsal também contribuem. As encefalinas interagem mais seletivamente com os receptores δ da periferia. Os três receptores opióides são membros da família de receptores acoplados a proteína G e inibem a Adenil-ciclase. Eles também estão associados a canais iônicos, aumentando o efluxo pós-sináptico de K+ (hiperpolarização) ou reduzindo o influxo pré-sináptico de Ca²+, impedindo, assim, o disparo neuronal e a liberação do transmissor. (HOWLAND & MYCEK)

A morfina é o principal fármaco analgésico presente no ópio bruto, sendo o protótico do agonista potente. A codeína também está presente, em menores concentrações, e é inerentemente menos potente. Esses fármacos apresentam uma alta afinidade pelos receptores µ e afinidade variáveis pelos receptores δ e ĸ. (HOWLAND & MYCEK)

Os fármacos neurolépticos são usados primeiramente para tratar esquizofrenia, mas também são eficazes em outros estados psicóticos, como estado de mania e delírio. Todos os fármacos antipsicóticos disponíveis que aliviam os sintomas da esquizofrenia diminuem a neurotrasmissão dopaminérgicas e/ou serotoninérgica. Os neurolépticos tradicionais ou “típicos” são inibidores competitivo em vários receptores, mas seus efeitos antipsicóticos refletem o bloqueio competitivo dos receptores de dopamina”. Esses fármacos variam em potência. O tratamento antipsicóticos atual emprega fármacos neurolépticos atípicos para minimizar o riscos de distúrbios do movimento debilitantes associados aos farmacos típicos que atuam primeiramente pelo receptor D2 de dopamina. (HOWLAND & MYCEK)

O experimento realizado no laboratório teve como finalidade estudar presente experimento e verificar os efeitos psicotrópicos das substâncias morfina e haloperidol, através da avaliação da atividade motora espontânea utilizando o campo aberto (Open Field), tendo como controle, a utilização de solução fisiológica, para a comparação dos resultados, a toxicidade do anestésico administrado em Mu musculus por via intraperitoneal como também estabelecer a correlação dose-efeito nessa espécie.

MATERIAL E MÉTODOS

Utilizou-se 3 exemplares de Mus musculus devidamente pesados e marcados, e administrou-se em cada, respectivamente, Morfina 1 mg\ml, Haloperidol 0,5 mg\mle, para controle, Soro fisiológico (NaCl 0,9%) , todos por via intraperitoneal. Logo em seguida acomodou-se o animal no centro de um campo aberto (Open Field), uma área de dimensões de 45 x 45 x 25 cm, subdividida em nove quadrados menores, verificando-se quantos quadrados cada indivíduo invadiria no tempo de 5 minutos. Observou-se o aspecto das cobaias e contou-se como invasão, quando ocorre a posição das quatro patas no quadrado. A verificação em campo aberto fora repetida mais quatro vezes, com intervalo de 10 minutos entre cada uma. Os resultados foram tabulados em tabela e em gráfico, relacionando o número de invasões em função dos respectivos intervalos de tempo.

RESULTADOS

Gráfico 01: Registro do número de quadrados invadidos, segundo o tempo (minutos), por Mus muscullus após a aplicação intraperitoneal de anfetamina a 1 mg\ml, haloperidol a 0,5mg\ml e soro fisiológico (NaCl a 0,9%) na determinação da atividade motora pela técnica de campo aberto. Teresina, 2013.

Fonte: Laboratório de Farmacologia da FSA, alunos de farmácia, 4o período de 2013.

Legenda: ------ (morfina); _______ (haloperidol); ............ (soro fisiológico).

Tabela 01: Registro do número de quadrados invadidos por Mus muscullus após a aplicação intraperitoneal de morfina a 1 mg\ml, haloperidol a 0,5 mg\ml e soro fisiológico (NaCl a 0,9%) na determinação da atividade motora pela técnica de campo aberto. Teresina, 2013.

Soluções administradas

Número de quadrados invadidos\

Tempo (minuto)

5'

15'

30'

Morfina 1 mg\ml

31 5 4

Haloperidol 0,5 mg\ml

73 12 2

Soro fisiológico (NaCl 0,9%)

30 71 5

Fonte: Laboratório de Farmacologia da FSA, alunos de farmácia, 4o período de 2013.

DISCUSSÃO

“As psicoses estão entre os distúrbios psiquiátricos mais graves nos quais se observa não apenas disfunção comportamental acentuada, mas também incapacidade de raciocinar com coerência, compreender a realidade ou ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com