TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 6

CLARETIANO


Leonardo Vinicius de Souza Marinho
1190436


MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA


CLARETIANO CURITIBA
2015

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) O teste para avaliar a estatura deve ser padronizado de que maneira?

R: O indivíduo ficara descalço ou com meias e vestindo roupas leves de modo que se possa observar o contorno do corpo. O avaliado fique em pé, de costas para uma parede plana, com as pernas e pés paralelos, peso distribuído em ambos os pés, braços relaxados ao lado do corpo e palmas das mãos voltadas para o corpo. Encostar calcanhar, panturrilhas, nádegas, costas e a parte posterior da cabeça na parede Para realizar a medição, deve-se utilizar uma fita de medição, fixa ou não, e um objeto retangular sobre sua cabeça e contra a parede.

2) As medidas de circunferências servem para qual finalidade?

R: Orientar a prescrição de exercícios físicos, determinar proporcionalidade entre os segmentos corporais, comparar medidas após uma reavaliação e observar se os objetivos estéticos estão sendo atingidos e/ou se possíveis diferenças estão sendo corrigidas e determinar riscos relacionados à saúde, como na relação cintura/quadril

3) Cite, com suas próprias palavras, cinco procedimentos e/ou precauções para obtenção das dobras cutâneas.

R: Se o avaliador não tiver experiência, a região devera ser identificada, medida e marcada; as medidas devem ser mensuradas sempre do lado direito do corpo; destacar o tecido adiposo do tecido muscular utilizando os dedos polegar e indicador da mão esquerda; devem ser mensuradas três medidas em cada ponto, considerando a média como o valor do calculo; não se devem mensurar as dobras apos a prática de exercício físico; a pele do avaliado deve estar seca, sem cremes e sem grande quantidade de pelos.

4) Localize e descreva os locais de medição das dobras cutâneas.

R: Peitoral: uma dobra diagonal na distância média entre a linha axilar anterior e o mamilo; Coxa: uma dobra vertical na parte inferior da coxa, no ponto médio entre as articulações do quadril e do joelho; Abdominal: uma dobra vertical, 2,5 cm à direita da cicatriz umbilical; Tríceps: uma dobra vertical na linha média posterior do braço (sobre o músculo do tríceps) no ponto médio entre o acrômio e o olecrano, com o cotovelo estendido e relaxado; Supra-ilíacas: uma dobra diagonal acima da marca da crista ilíaca, aonde uma linha imaginária vem de baixo da linha axilar anterior; Subescapular: uma dobra pinçada na linha diagonal que se estende da borda vertebral até um ponto de 1 a 2 cm do ângulo inferior da escápula; Panturrilha: uma dobra vertical ao longo do lado medial da panturrilha, no nível da sua circunferência máxima.

5) Utilizando a formula %GC = 0,610.(TR + PM) + 5,1%, calcule o percentual de gordura corporal de uma menina de 15 anos de idade. Para a soma das dobras tricipital (TR) e panturrilha (PM), coloque qualquer numero entre 20 e 35. Por exemplo: TR + PM = 23.

R: %GC = 0,610.(TR + PM) + 5,1%

%GC = 0,610.(22 + 30) + 5,1%

%GC = 0,610.52 + 5,1%

%GC = 31,72 + 5,1%

%GC = 36,82%

6) Complete os espaços a seguir.  Para Charro et al. (2010), a resistência anaeróbica alática suporta o trabalho em alta intensidade por um período de tempo 20 segundos, enquanto a resistência anaeróbia lática suporta altas intensidades em um período de tempo de 30 a 60 segundos.

7) Quais são os testes para determinar a potência anaeróbia alática?

R: Teste de Margaria-Kalamen, que visa medir potência anaeróbia alática (kgm/s) do indivíduo parado começa parado, a uma distância de mais ou menos 6 metros do primeiro degrau da escadaria selecionada; Ao sinal “pronto” e “já”, ele corre e sobe a escadaria de 3 em 3 degraus; O examinador estimula o indivíduo a realizar um esforço máximo, desde o início, antes de chegar aos degraus; O cronômetro é acionado, no momento em que o indivíduo toca no primeiro degrau marcado (3°degrau), sendo desligado no momento em que ele pisa no último degrau determinado (9°degraus); O tempo é registrado; Cada indivíduo realiza o teste três vezes; Um tempo de descanso de alguns minutos foi dado entre cada execução do teste; Utiliza-se a média das três execuções como resultado final.

8) Simule um teste de Margaria-Kalamen e determine um tempo para esta simulação (determinado por você).  Calcule a potência anaeróbia alática usando a seguinte equação: Pan (kgm / s) = P . D . 9, 8 m / T , em que: Pan = potência anaeróbia alática (kgm/s); P = peso corporal do avaliado; D = distância vertical percorrida expressa em metros entre o terceiro e nono degraus; T = tempo gasto para percorrer entre o terceiro e o nono degraus; 9,81 m/s = aceleração da força de gravidade.

R: Pan (kgm/s) = P x D x 9,8 m/s²/T

Pan (kgm/s) = 87 x 1,5 x 9,8 m/s²/0,86

Pan (kgm/s) = 1.278,9 m/s²/ 0,86

Pan (kgm/s) = 1.487,09 Kgm/s

9) Quais os principais motivos para aderência do teste de 1 RM?

R: Dentre os principais motivos para a alta aderência deste teste, estão o baixo custo, especificidade do teste e fácil aplicação.

10) O teste de 1 RM pode ser utilizado com quais finalidades?

R: O teste de 1RM pode ser utilizado tanto para prescrição do treinamento quanto para a avaliação/monitoramento do treinamento.

11) Quais os objetivos e percentuais de trabalho citados por Baechle e Earle (2006) para prescrever o treinamento de força utilizando zonas de treinamento? Quais os principais exercícios que recrutam grandes grupos musculares para determinar a força máxima?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com