TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM EXPERIMENTO DE CURTA DURAÇÃO COM ÀGUA VERDE.

Por:   •  27/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO  de   Xiphophoros variatus EM EXPERIMENTO DE CURTA DURAÇÃO COM ÀGUA VERDE.

Estevão Costa Monteiro Pontes*, Márcio Santos Carvalho1, Ítalo da Silva de Santana1, Leopoldo Melo Barreto2, Carla Fernandes Macedo2.

*1Estudante de Graduação em Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Endereço para Correspondência: Rua Ruy Barbosa No, 48B- Centro, Cruz das Almas – BA,ecmpontes@gmail.com.

2Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Cruz das Almas – BA.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- NEPA, Núcleo de Estudos em Pesca e Aquicultura

RESUMO

O alimento natural contribui com nutrientes essenciais para o desenvolvimento e sobrevivência dos peixes na fase inicial. A utilização de algas verdes na larvicultura de peixes tem sido reportada por diversos pesquisadores, que observaram melhora no crescimento e na sobrevivência de diferentes espécies. Desta maneira, o presente estudo teve como objetivo testar a água verde como alimento para alevinos do peixe ornamental Xiphophoros variatus. Um total de 11 peixes adultos (oito fêmeas e três machos) foi adquirido comercialmente e transportado para o laboratório em sacos plásticos contendo água e oxigênio. Os peixes foram acondicionados em um tanque de pvc de 250 litros, utilizando sistema de recirculação de água, com temperatura média de 26ºC e pH 7, e alimentados duas vezes ao dia com ração Alcon Basic para reprodução natural em cativeiro. Após a reprodução, o experimento foi realizado com utilização de 60 alevinos previamente selecionados e quatro aquários de vidro (unidades experimentais) com volume útil de 15 L, providos de aeração constante por meio de compressores portáteis. A densidade de estocagem utilizada foi de um alevino por litro.  Foram utilizados dois tratamentos e uma repetição com delineamento inteiramente casualizado, sendo T1 (ração comercial) e T2 (água verde). O experimento teve a duração de 10 dias e os parâmetros físico-químicos da água foram acompanhados a cada três dias. A água verde foi mantida em laboratório e oferecida na forma de pasta após concentração com desnatadeira. As dietas foram fornecidas a vontade três vezes ao dia nos horários de 8:00, 12:00 e 17:00 horas para ambos tratamentos. Quanto aos resultados, os valores médios dos parâmetros da água no decorrer do experimento foram 7 (pH), 24°C (temperatura) e 0,5 ppm (amônia). Para sobrevivência nesse experimento piloto a água verde pode ser considerada um bom alimento, melhor que a ração. A sobrevivência foi maior com água verde e, em relação aos dados biométricos de comprimento e peso, os alevinos cresceram mais com ração e alcançaram 8,67g. Com os dados obtidos nas condições experimentais utilizadas foi possível concluir que os alevinos de Xiphophoros variatus devem ser alimentados com ração para um crescimento individual mais rápido e com água verde para obtenção de maior biomassa total.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com