TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mrua Experimento

Monografias: Mrua Experimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2013  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 3

Este experimento tem como objetivo estudar as características dos movimentos, nesse caso será estudado o movimento uniforme (MRUA)). Foram coletadas várias medidas como: variação do tempo, espaço, velocidade , das acelaracoes medidas calculamos a aceleração média.Para tanto fora convencionado uma divisão espacial de 0,1 metros em 4 intervalos de onde seriam marcados os respectivos tempos de passagem da esfera.

Após a coleta dos dados construímos tabelas e gráficos. Nessas tabelas e gráficos pudemos observar algumas peculiaridades, tal como a presença da aceleração devido ao ângulo do plano inclinado.

INTRODUÇÃO

Elaboramos uma experiência amparados de materiais específicos onde determinamos o ângulo que o plano faz com a horizontal e uma certa distância para calcularmos o tempo que o objeto leva para fazer o trajeto determinado. A partir desses dados coletados calculamos ainda a velocidade do objeto em um certo ponto, a partir disso constatamos que a velocidade mudava com o passar do tempo o que nos dá a idéia de movimento uniformemente variado.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um móvel que parte do repouso ( ), deve ser acelerado para adqirir velocidade. Se a aceleração é uniforme (constante), a velocidade cresce linearmente com o tempo.

Já o espaço percorrido, não varia mais linearmente com o tempo, pois a velocidade não é mais constante. Mas de que forma o espaço varia ? A experiência demonstrativa a seguir é uma forma de responder esta questão.

A experiência mostra que o espaço percorrido pelo móvel acelerado uniformemente depende do quadrado do tempo (o quadrado de uma quantidade é o produto desta quantidade por ela mesma). Assim, odemos escrever a importante relação matemática entre o espaço percorrido e o tempo do percurso :

(3)

É importante assinalar que o símbolo denota proporcionalidade, e não igualdade, portanto, é natural supor que a equação possui mais termos.

Para um móvel que parte da posição , como velocidade inicial e aceleração constante , no instante de tempo , sua posição noinstante de tempo será:

DESENVOLIMENTO PRÁTICO e MATERIAIS

Com os aparatos já montados iniciamos o experimento regulando os mesmo com as medidas pedidas. No experimento de movimento uniformemente acelerado regulamos o plano inclinado com aproximadamente 3 graus, coletamos todas as informações a fim de calcularmos a aceleracao em cada um dos intervalos pedidos.Foram utilizados uma plano inclinado com regulação angular, uma esfera e um cronometro maual.

Figura 01: Esquema do plano inclinado com regulação do anglo.

Foram demarcados quatro posições no decorrer da plano: p0 = 0, p1 = 100,p2 = 200 e p3 = 300 e por ultimo 400, todos os valores em milimetros. Em seguida soltamos , a partir do repouso,uma esfera em repouso de um marco 0 m no topo do plano, aferindo o intervalo de tempo gasto para a esfera rolar plano a baixo, até as posições demarcadas .Obtivemos assim quatro intervalos de tempo sendo que para cada posição, foram realizadas três repetições, bem como a média do tempo para cada posição e o calculo da velocidade media para cada posição, conforme apresentado na tabela 01

.Tabela 01: Resultado das medições dos intervalos de tempo e a média do tempo para cada

posição da bola no plano inclinado

ESPAÇO 100mm 200mm 300mm 400mm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com