TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXAME FÍSICO DE TEGUMENTO

Tese: EXAME FÍSICO DE TEGUMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 9

EXAME FÍSICO TEGUMENTO

TEGUMENTO

A pele ou tegumento fornece a proteção externa do corpo, regula sua temperatura e agem como órgão sensorial para a dor, temperatura e toque. A avaliação do sistema tegumentar inclui a pele, cabelos, couro cabeludo e unhas. O profissional deve inicialmente observar todas as superfícies da pele e avalia-la gradualmente enquanto são examinados outros sistemas do corpo. Ele utiliza os achados da avaliação para determinar os tipos de medidas de higiene necessários para a manutenção da integridade do tegumento. Dois métodos de avaliação física, a inspeção e a palpação, são utilizados para medir a função e integridade do tegumento.

Pele, Cabelo e Couro Cabeludo.

E fundamental que a região da pele em exame esteja absolutamente iluminada durante o processo.O exame começa com a inspeção da coloração da pele, umidade, temperatura, textura e torpor.Deve-se observar cuidadosamente a presença de edemas ou quaisquer lesões.

A coloração da pele varia de pessoa para pessoa e também conforme a região do corpo. A pigmentação da pele normal varia, quanto à tonalidade, do marfim ao marrom escuro. O profissional deve aprender a direcionar a inspeção para as regiões de pigmentação anormal e para os locais onde as anormalidades são mais facilmente identificadas.

A hidratação da pele e das membranas mucosas ajuda a revelar a concentração liquida do corpo, alterações no tegumento e a regulagem da temperatura corpórea. Pele excessivamente seca pode indicar desidratação ou uso de quantidades excessivas de sabão durante o banho.A transpiração revela a tentativa do organismo em promover a perda de calor.As pontas dos dedos são utilizadas para sentir a umidade da pele. Aquilo que parece estar fino e úmido pode ser na realidade espesso e oleoso. Se houver quaisquer lesões com drenagem liquida, deve-se, observar a coloração, odor, quantidade e consistência.

A temperatura da pele e mais corretamente avaliada palpando-se a pele com o dorso da mão; ela pode ser a mesma em todo o corpo ou pode variar em uma região especifica. A avaliação da temperatura da pele e básica, sempre que o paciente tiver risco de apresentar interrupção de circulação. O profissional deve determinar se a pele do paciente e lisa ou enrugada por meio de suaves batidas aplicadas com as pontas dos dedos. A textura normalmente não e uniforme em todo o corpo. Alterações localizadas podem ser encontradas como resultado de traumas ou lesões.

Para avaliação do Tudor (elasticidade da pele) da pele o examinador devera, com a ponta dos dedos segurar e soltar uma dobra de pele do dorso da mão ou antebraço do paciente. Em condições normais, a pele se eleva facilmente e ao ser liberada volta imediatamente à posição de repouso. O paciente com torpor insatisfatório não apresenta capacidade rápida de recuperação ao desgaste normal da pele. Uma diminuição no Tudor predispõe o paciente a fissuras cutâneas.

Ha. dois tipos de pelos cobrindo o corpo: o terminal (cabelo longo, grosso e abundante facilmente visível no couro cabeludo, axilas e regias púbica) e a penugem (pelos pequenos, delicados e suaves que cobrem todo o corpo, com exceção da palma das mãos e dos pés). O profissional deve se preocupar, inicialmente, em avaliar a distribuição, espessura, textura e lubrificação das peles. Alem disso, devera inspeciona-los para verificar a presença de pedículos (piolhos) e outros parasitas. Para uma avaliação correta, o profissional devera estar familiarizado com a distribuição normal dos pelos em homens e mulheres. Podem ocorrer alterações na textura, espessura e lubrificação do couro cabeludo. Alguns distúrbios nas funções do corpo como, por exemplo, febre, podem resultar em perda de cabelo. O cabelo e normalmente lubrificado pelo óleo das glândulas sebáceas, localizadas no folículo capilar. O couro cabeludo e inspecionado quanto ao contorno e a presença de lesões. A separação cuidadosa dos fios de cabelo em vários locais permite que o profissional tenha uma visão completa do couro cabeludo. Qualquer lesão deve ser avaliada utilizando-se as mesmas diretrizes já descritas na parte relativa às lesões de pele. Caso sejam encontradas massas ou escoriações pergunta-se ao paciente se ele sofreu algum trauma na cabeça.Verrugas no couro cabeludo podem indicar caspa ou psoriase.

Unhas

As unhas também refletem o estado geral de saúde de um individuo.Normalmente, as unhas são transparentes, lisas, convexas, com a base rosada e as pontas claras e translúcidas.Em pacientes de raça negra, uma pigmentação negra ou marrom existe normalmente entre a unha e a raiz.Em condições normais, as unhas crescem em ritmo constante, esse crescimento, porem, pode ser alterado por doença sistêmica ou lesões diretas.As unhas devem ser inspecionadas quanto a coloração, espessura, formato e curvatura.A coloração das unhas e um bom indicador da oxigenação sanguínea do corpo.A cianose provoca uma aparência azulada na base da unha; palidez transparente e resultado de anemia.Unhas finas podem ser indicativas de doenças nutricionais.alterações no formato e curvatura das unhas são indicativas de doença sistêmica.A palpação das unhas avalia a adequação da circulação ou do suprimento capilar. Para a palpação, o profissional aperta suavemente o dedo do paciente e observa a coloração da base da unha. A seguir, com o polegar, aplica uma pressão firme e moderada na base da unha, de modo rápido, logo liberada.Enquanto existe a pressão, a base da unha fica esbranquiçada ou pálida; a coloração rosada, entretanto deve voltar imediatamente apos a liberação da pressão.Falha nesse mecanismo de retorno indica de imediato ocorrência de insuficiência circulatória

(Parte 1 de 2)

EXAME FÍSICO ESPECÍFICO

Compreende o exame dos diferentes sistemas e aparelhos: cabeça e couro cabeludo, face, pescoço, tórax, mamas, sistemas respiratório, cardiovascular, gastrintestinal, geniturinário, neuromuscular, além de dados de interesse para a enfermagem.

• EXAME DA CABEÇA (inspeção).

1. Tamanho do crânio: normocefalia, arredondada e simétrica (alteração: macrocefalia, microcefalia).

2. Forma do crânio: mesocéfalo, dolicéfalo, braquicéfalo (alteração: fronte “olímpica”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com