TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO SNA E RECOMPENSA

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCICIO  SNA E SISTEMA DE RECOMPENSA

  1.  O que você entende por Sistema nervoso autônomo?
  2.  Em que situações predomina a atividade do SNA simpático? Qual é o neurotransmissor liberado e os principais efeitos desencadeados?
  3.   Em que situações predomina a atividade do SNA parassimpático? Qual é o neurotransmissor liberado e os principais efeitos desencadeados?
  4.  Descreva a localização do hipotálamo no SNC e suas relações anatômicas com outras áreas importantes
  5.  O que vocês entendem por Sistema límbico?

Leia os textos sobre Sistema de recompensa, extraídos do livro “Sexo, drogas, rock n roll e chocolate, de Suzana Herculano Houzel,  (no apoio ao presencial) e responda:

  1. O que você entende por sistema de recompensa? Quais são os estímulos que normalmente (fisiologicamente) ativam o sistema de recompensa do cérebro? Qual é o principal neurotransmissor liberado nessas áreas?
  2.  De que forma as drogas podem induzir dependência por sua atividade sobre o Sistema de recompensa cerebral?
  3.  A leitura do capitulo “Mas eu só usei uma vez...” do livro da neurocientista Suzana H.Houzel (que foi disponibilizado no SOL) explica a relação entre genética, estresse e susceptibilidade ao vício. Explique, resumidamente, essas relações.

Respostas:

01

Sistema do corpo humano que funciona de forma autônoma, controlando a função involuntária de diversos órgãos, já que a maior parte da sua atividade não chega ao córtex. É então responsável por comandar mecanismos que conscientemente não se podem modificar, como por exemplo os batimentos cardíacos, a secreção das glândulas da mucosa estomacal, a dilatação das pupilas, etc.

02

Em casos de luta e fuga. Em geral o neurotransmissor liberado é a noradrenalina, ocorrendo a excitação de algumas células e a inibição de outras.

03

Em casos de repouso e digestão. O neurotransmissor liberado é a acetilcolina, que atua influenciando os órgãos de função involuntária.

04

O hipotálamo fica localizado inferior ao tálamo, composto por vários núcleos que formam 4 regiões principais: mamilar, tuberal, supra optica, pré optica.

É um dos principais reguladores da homeostasia.. Impulsos sensoriais chegam ao hipotálamo trazendo informações dos sentidos somáticos e viscerais. Receptores do hipotálamo monitoram pressão osmótica, concentração de hormônios, temperatura. Se conecta com a hipófise para a função endócrina.

05

Conjunto de estruturas do cérebro responsáveis principalmente por controlar emoções e também participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Possui formato de anel.

06

Trata-se de uma complexa rede de neurônios que é ativada quando fazemos atividades que causam prazer. Este sistema nos fornece uma recompensa sempre que fazemos determinadas atividades, levando-nos, portanto, a repetir aqueles atos como ,por exemplo: comer, fumar, beber, fazer sexo, ouvir música, etc ( alguns dos principais estímulos que levam ao prazer). O principal neurotransmissor liberado é a dopamina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com