TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promessa de recompensa

Tese: Promessa de recompensa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

A promessa de recompensa é um ato obrigacional, e seu cumprimento deve se dar de qualquer maneira, a promessa é vista como ato unilateral, sendo assim não depende de aceitação do terceiro que satisfez a condição.

A caracterização da promessa acontece apenas quando ocorre sua publicidade, a qual pode se dar de diversas maneiras, como por anúncios em jornais, rádio, televisão, internet, faixa, panfletos, enfim, qualquer meio capaz de tornar público o que se busca.

2.1 Requisitos de validade:

São requisitos de validade a publicidade já mencionada antes, o apontamento do serviço ou da condição a ser preenchida e a indicação expressa de que haverá recompensa no caso de preenchimento das condições pré estipuladas.

2.2 Anulação da promessa

O promitente poderá anular a promessa que fez, desde que tal anulação seja realizada com a devida publicidade, nos mesmos moldes da publicação do anúncio que prometia a recompensa, ficando, ainda, o promitente proibido de retirar a oferta se tiver determinado prazo para a realização da tarefa.

2.3 Revogabilidade da promessa

Quando na promessa de recompensa não figura clausula de irrevogabilidade, pode o promitente revogá-la, uma vez que se submeta aos requisitos impostos pela lei: determina o art. 856 do CC que antes de prestado o serviço, ou preenchida a condição. pode o promitente revogar a promessa, contato que o faça com a mesma publicidade. presume o legislador não haver o prejuízo de quem quer que seja por isso entende lícito o arrependimento.

Entretanto, a proposta será sempre irrevogável quando o promitente assinar o prazo para a execução da tarefa pois, nessa hipótese, entender-se-á, que renunciou ao arbítrio de retirar a oferta, enquanto aquele não houver transcorrido. aqui o legislador se inspira na idéia de que, uma vez anunciado o concurso, os concorrentes terão que fazer esforços, realizar pesquisas, enfrentar despesas, na justa expectativa de concorrerem ao prêmio e de eventualmente ganharem.

2.4 A possibilidades de haver mais de um recompensado

O art. 857 do CC contempla a hipótese de o ato reclamado ter sido realizado por mais de um indivíduo e determina que, em regra, a recompensa cabe ao que primeiro o executou. No caso de execução simultânea dividir-se-á a recompensa, a qual, entretanto, será sorteada, na hipótese de ser indivisível, conforme art. 858 CC.

3 CONCLUSÃO

Para acontecer tal modalidade contratual não é necessário a declaração de vontade de ambas as partes somente de uma delas, não é preciso haver consentimento do credor e deverá sempre ocorrer a publicidade da recompensa.

Quando tiverem concorrentes para a recompensa, eles dividirão da mesma maneira o prêmio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com