TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS DE NEUROFISIOLOGIA - I UNIDADE BÁSICA DO SISTEMA NERVOSO

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

FISIOLOGIA E BIOFÍSICA

EXERCÍCIOS DE NEUROFISIOLOGIA - I

UNIDADE BÁSICA DO SISTEMA NERVOSO

Um dia, em um grande hospital da cidade, surgem inúmeros pacientes e com eles várias questões que precisam ser respondidas. Abaixo, segue a descrição de um turbulento dia no hospital e a descrição de algumas ocorrências vivenciadas...

Em um hospital, alguns pacientes apresentavam problemas graves e de urgência, outros frequentavam o local apenas para tratamentos estéticos. Mas este não era o caso de Maria. Maria descobriu recentemente ser portadora de esclerose múltipla, doença neurológica, crônica e autoimune caracterizada por uma reação inflamatória na qual são danificadas as bainhas de mielina que envolvem os axônios dos neurônios cerebrais e medulares, levando à sua desmielinização e ao aparecimento inicial de diversos sinais e sintomas, como: dormência, formigamento, fadiga muscular, desequilíbrio, espasmos musculares e dificuldade de deambulação.

Questão 1. Explique qual a função da bainha de mielina.

A Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo.

Questão 2. Quais células são responsáveis pela produção da bainha de mielina?

Essas células enrolam-se em volta do axônio, formando a bainha, que funciona como um isolante elétrico. Os oligodendrócitos são capazes de envolver até 60 axônios de neurônios. Assim como os oligodendrócitos, as células de Schwann também são responsáveis por formar a bainha de mielina.

Quando foi administrar a medicação, uma enfermeira por acidente espetou o dedo na agulha. Por sorte, a agulha estava esterilizada e ainda não havia tocado o paciente.  Mesmo assim, a enfermeira retirou o dedo espontaneamente do local, antes mesmo de soltar um pequeno gemido.

Questão 3. Explique que reflexo foi este que fez a enfermeira afastar o dedo da agulha.

Foi um ato reflexo, O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso.Quando ocorre a presença de um ou mais neurônios de associação, chamamos de arco reflexo polissináptico (várias sinapses). Naquele momento, um receptor capta a agulha espetando o dedo e então um neurônio sensitivo leva essa mensagem em forma de impulso nervoso até a medula espinhal.

Questão 4. Se ao invés de espetar o dedo, a enfermeira tivesse se queimado, a dor seria sentida tão rapidamente? Explique os dois tipos de dor e por que um é percebido mais rapidamente do que outro.

Enquanto tratava o seu próprio ferimento, a enfermeira observou a conversa de dois médicos, que pareciam bastante apreensivos. Eles falavam sobre uma possível intoxicação com organofosforados e o relato deles deixou a enfermeira bastante confusa.

Médico 1. “Tenho quase certeza que pelos sintomas, parte dos trabalhadores foi intoxicada por inseticidas organosfosforados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com