TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Periférico

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Nervoso Periférico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema nervoso periférico

Sistema nervoso localizado fora do cérebro e medula espinhal. O sistema nervoso periférico compreende as divisões somática e autônoma. O sistema nervoso autônomo inclui as subdivisões entérica, parassimpática e simpática. O sistema nervoso somático inclui os nervos cranianos e espinhais e seus gânglios e receptores sensitivos periféricos.

O sistema nervoso somático

É composto por neurônios que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético. Sua principal função é inervar a musculatura esquelética, responsável pelas ações voluntárias, como a movimentação de um braço ou perna.

Sistema Nervoso Autônomo

Compreende os sistemas nervosos entérico, parassimpático e simpático. De uma forma geral, o sistema nervoso autônomo regula o meio interno tanto na atividade basal como no estresse físico ou emocional. A atividade autônoma é controlada e integrada pelo sistema nervoso central, especialmente pelo hipotálamo e o núcleo do tracto solitário, que recebem informação das fibras aferentes viscerais. Estas estruturas juntamente com estruturas sensitivas e centrais relacionadas são algumas vezes (mas não neste caso) consideradas parte do sistema nervoso autônomo.

O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina

(vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do- Apresentam cadeia de gânglios simpáticos paravertebrais.

- Situam-se nas porções torácicas e lombares da medula espinhal.

- Possuem fibras nervosas pré-ganglionares – CURTAS

- Possuem fibras nervosas pós-ganglionares – LONGAS Parassimpático.

Já o SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.

Geralmente, atuam sobre as mesmas atividades e apresentam antagonismo de ação, isto é, têm ações contrárias - um estimula e outro inibe.

- Situa-se na porção cranial e sacral da medula espinhal

- Possuem fibras nervosas pré-ganglionares – LONGAS

- Possuem fibras nervosas pós-ganglionares – CURTAS

- Importância especial para o nervo vago (com abundantes inervações).

Gânglios

Grupamentos de neurônios multipolares envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo frouxamente organizados localizados fora do sistema nervoso central.

Receptores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com