TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Projeto Guardiões Da Energia

Artigo: EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Projeto Guardiões Da Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado para que possa ter uma melhor compreensão das atividades desenvolvidas para que seja considerada prática exitosa na educação através da aplicação do projeto Guardiões da Energia, desenvolvido na Escola Básica João Gonçalves Pinheiro desde 2007 em Florianópolis - SC.

O profissional da educação experiente sabe que os resultados de seu trabalho junto aos alunos são influenciados pelo apoio que estes recebem por parte principalmente dos familiares junto à escola.

Na perspectiva de uma educação de qualidade para toda essa situação precisa ser enfrentada, a escola eficaz deve ser capaz de ajudar e garantir á cada um de seus alunos, independente das condições de vida que o individuo leve o direto de aprender é um só para todos. As exigências do sistema educacional têm se aprofundado as praticas avaliativas nos diferentes níveis de ensino.

2 DESENVOLVIMENTO

A experiência exitosa nada mais é do que o docente conseguir alcançar seu objetivo cumprir com sua responsabilidade para com a sociedade e garantir o ensino.

O Projeto Guardiões da Energia, cujo objetivo principal é formar multiplicadores cientes da necessidade de economizar energia como forma de preservar o ambiente, constitui-se como uma ferramenta fundamental na formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade.

A idéia do projeto surgiu em um curso oferecido pela ELETROSUL, em 2007, no qual foi possível rever conceitos, valores e a importância da Energia para a nossa vida. Retornando à sala de aula, incentivamos à construção desses conceitos, incorporando-os aos conteúdos das Ciências Naturais com a intenção de formar multiplicadores cientes da necessidade de economizar energia como forma de preservar o ambiente.

Participam do projeto alunos das 5as e 7as séries da EBM João Gonçalves Pinheiro, escola do ensino fundamental da Rede Municipal de Florianópolis. Os guardiões exercem sua responsabilidade com o meio ambiente através do uso racional da Energia elétrica e do repasse dessa responsabilidade para seus familiares.

Atualmente, tem sido cada vez maior a preocupação com a diminuição

do gasto de energia elétrica. Além do aspecto ecológico, existe também a questão econômica: o valor da conta, ao final do mês, pode diminuir em alguns reais. A comunidade do Rio Tavares (onde a Escola está inserida) é uma comunidade carente, desta forma, pode-se dizer que diminuir o valor da conta em alguns preciosos reais pode significar viver com um pouco mais de dignidade e conforto.

Esse projeto constitui-se em um passo inicial na busca de estratégias para amenizar os impactos do consumo desenfreado e do desperdício de uma maneira geral, uma vez que propicia aos envolvidos visões diferenciadas do mundo, permitindo assim que os mesmos entendam o quanto suas atitudes são importantes nas mudanças que ocorrem no meio ambiente.

Ser Guardião da Energia é ser um cidadão atuante na busca de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com