TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE

Tese: PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  4.367 Palavras (18 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 18

PIM IV – PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE

RESUMO

Apresentamos neste trabalho uma proposta de implementação de um grande projeto solicitado pela universidade UniPIM, chamado “WEB 3.0 Experience”.

A primeira fase do projeto foi desenvolvida com base no conceito WEB 3.0. Trata-se de um sistema que possibilita ao aluno interagir dinamicamente em sua estrutura e em tempo real. A esse sistema demos o nome de “Sistema WEB 3.0”.

A segunda parte do projeto é o desenvolvimento e implementação de uma infraestrutura exclusiva para acessar o Sistema WEB 3.0. Foram criadas as salas “WEB 3.0 Experience Room” e todo projeto de rede para comunicação entre os 27 Pólos.

Através dos fundamentos técnicos e princípios aprendidos nas disciplinas aplicadas no semestre, desenvolvemos um modelo de redes LAN e WAN, definindo o range de endereçamento IP adequado ao projeto solicitado.

Palavras-chave: UniPIM, WEB 3.0, LAN, WAN, IP

ABSTRACT

In this work a proposal to implement a major project UniPIM requested by the university, called "Web 3.0 Experience."

The first phase of the project was developed based on the concept Web 3.0. It is a system that allows the student to interact dynamically in structure and in real time. The system that we named "WEB 3.0 System."

The second part of the project is the development and implementation of a unique infrastructure to access the System WEB 3.0. Rooms were set up "WEB 3.0 Experience Room" and every project network for communications between the poles 27.

Through the technical fundamentals and principles learned in the disciplines applied in the semester, we developed a model of LAN and WAN networks, setting the IP address range appropriate to the project requested.

Keywords: UniPIM, WEB 3.0, LAN, WAN, IP

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1. A EMPRESA WEB3.PIM 8

2. A UNIVERSIDADE UniPIM 9

3. CONCEITOS WEB 10

4. O PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE 11

4.1. Requisitos do Projeto 11

4.2. Proposta 11

4.3. Planilha de Custos 13

4.4. Cronograma 14

5. O SISTEMA WEB 3.0 15

6. INFRAESTRUTURA 17

6.1. WEB 3.0 Experience Room 17

6.2. Configuração dos equipamentos 17

7. DATACENTER 19

8. CONFIGURAÇÃO DE REDE 20

8.1. REDE LAN (Local Area Network) 20

8.2. REDE WAN (Wide Area Network) 20

8.3. MPLS (Multiprotocol Label Switching) 21

8.4. Plano de endereçamento IP 22

9. MONITORAÇÃO DO AMBIENTE 25

10. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 26

CONCLUSÃO 28

REFERÊNCIAS 30

INTRODUÇÃO

Neste trabalho representamos a empresa WEB3.PIM, localizada em São Paulo, capital. Prestamos serviços de consultoria em TI e Telecomunicações, desenvolvendo sistemas e implementando soluções de redes e comunicações.

Nossa cliente é a UniPIM que atua no ramo educacional e possui um campi por estado brasileiro e no Distrito Federal. Seu objetivo é ampliar e atualizar o seu ambiente WEB.

No primeiro capítulo faremos uma breve descrição de nossa empresa e na sequência falaremos de nossa cliente e a forma que o projeto será faseado.

No terceiro capítulo explicaremos um pouco sobre o que é a Internet e os conceitos das fases WEB 1.0, WEB 2.0 e WEB 3.0.

Todos os requisitos do projeto constam capítulo 4, assim como nossa proposta de implementação.

No capítulo 5 detalharemos o Projeto “Web 3.0 Experience” solicitado pela Universidade UniPIM. Foi utilizado o conceito WEB 3.0 para utilizar essa nova tecnologia afim da integração dos alunos de todos os campus da universidade.

Podemos encontrar a descrição de toda infraestrutura física nos capítulos 6, 7 e 8, abrangendo a toda configuração da sala WEB 3.0 Experience Room, dos equipamentos necessários, do Datacenter e da rede de telecomunicações.

Dessa forma, apresentaremos uma proposta de moderna infraestrutura interna para integração de dados, obtendo melhor desempenho e mobilidade da rede (acesso e consulta de dados, intranet, e-mail, etc).

A UniPIM é a primeira universidade a utilizar essa tecnologia, portanto esse projeto é restritamente confidencial. Nos últimos capítulos estamos mencionando a importância e segurança da informação, sugerindo alguns cuidados que devem ser tomados.

E finalizando, faremos as considerações finais, demonstrando através de uma análise gerencial, quais foram os nossos desafios e como atingimos nosso objetivo.

1. A EMPRESA WEB3.PIM

Somos uma empresa prestadora de serviços de consultoria em TI e Telecomunicações. Oferecemos soluções pontuais sob demanda, além de produtos dos fabricantes líderes de mercado.

Fundada em 2011 e localizada em São Paulo/SP, temos a missão de atender pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, oferecendo consultoria de acordo com a necessidade de cada cliente.

Temos como premissas em nossos serviços a pontualidade, o comprometimento e a qualidade de nossas entregas.

2. A UNIVERSIDADE UniPIM

Nossa cliente é a UniPIM que atua no ramo educacional e tem como objetivo ampliar e atualizar seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com