TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES E EFEITO DA CLOROFILA E DA LUZ NA SÍNTESE DE AMIDO

Por:   •  11/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  2.135 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUIÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

        

EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES E EFEITO DA CLOROFILA E DA LUZ NA SÍNTESE DE AMIDO


Disciplina: Fisiologia Vegetal



  1. INTRODUÇÃO

Alguns organismos são considerados fotossintetizantes, pois possuem a capacidade de através de uma fonte de energia luminosa converter CO2 e H2O em moléculas orgânicas, carboidratos que são utilizadas como fonte de alimento para esses organismos e como consequência ocorre à liberação de O2 na atmosfera. O médico belga Jan Baptista van Helmont foi o precursor do estudo da fotossíntese que ofereceu a primeira evidência experimental de que o solo não alimentava as plantas, suas conclusões argumentavam que toda substância encontrada na planta era produzido pela água e nenhuma proveniente do solo, posteriormente outros cientistas vieram a provar a verdadeira função e como ocorre a fotossíntese (RAVEN, 2001).

 De acordo com Taiz e Zeiger (2004) a energia total do sol representa 100% é perdida de varias maneiras chegando apenas 5% para a produção de carboidratos. Além da energia luminosa um fator importante para a realização da fotossíntese são os pigmentos que são responsáveis por absorver e refletir a luz. O padrão de absorção de luz é conhecido como espectro de absorção (RAVEN, 2001). Os principais pigmentos fotossintetizantes são a clorofila a, clorofila b, carotenoides e as ficobilinas. As clorofilas e os carotenoides encontram-se densa e rigorosamente organizados nas membranas dos cloroplastos (KERBAUY, 2008).

Segundo Raven et al. (2001) a clorofila a ocorre em todos eucariontes fotossintetizantes e cianobactérias e ela é essencial para a produção de oxigênio pela fotossíntese realizada por esses organismos, e a clorofila b é um pigmento acessório e serve para ampliar a faixa de luz que pode ser usada na fotossíntese. Os carotenoides e ficobilinas não substituem à clorofila a no processo fotossintético, embora os pigmentos carotenoides possam auxiliar na coleta de luz de diferentes comprimentos de onda sua principal função é a de antioxidante, prevenindo danos fotooxidativos às moléculas de clorofila.

  1. OBJETIVOS

A extração e separação de pigmentos têm como objetivo avaliar o peso molecular dos pigmentos fotossintetizantes através da cromatografia. O experimento do efeito da clorofila e da luz na síntese de amido busca analisar a influência da luz na atividade fotossintética e verificar a presença do amido como reserva na folha.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Experimento 1 : Extração e separação de pigmentos fotossintetizantes

Os experimentos foram realizados no laboratório de Bioquímica da Universidade de Passo Fundo (UPF), no dia 09 de abril de 2015. Para a realização do seguinte experimento foram utilizado 1g de folhas da espécie bougainvillea spectabilis, conhecida popularmente como Três Marias e Coleus sp. As folhas foram desprovidas da nervura principal, e maceradas em um almofariz com o auxilio de um pistilo juntamente com 5 ml de acetona até obter uma polpa bem fina. Então se cortou uma tira de papel filtro (germitest) com 4 cm de largura, e apresentava comprimento proporcional ao tamanho da proveta. Sempre se preocupando com manuseio do papel para que a gordura das mãos não interferisse no resultado do experimento.

Feito isso, se traçou uma linha a uma distância de 2 cm da borda de menor dimensão do papel, utilizando um lápis. Com a ponteira de uma micropipeta, foi traçada uma linha com o extrato feito a partir das folhas maceradas sobre a marca do lápis, repetindo por 10 vezes essa aplicação até que a linha adquirisse coloração bem verde. Após se colocado tetracloreto de carbono (CCl4) numa proveta de 500 ml então se fixou a tira de papel em uma placa de petry e foi introduzida na proveta até a altura em que a tira tocasse o tetracloreto, que serviu como solvente e condutor, o experimento foi observado de 60 a 90 minutos.

Experimento 2 : Efeito da clorofila e da luz na síntese do amido

Foram utilizadas três folhas para condução do experimento, duas folhas de Salvia sp. e uma folha variegada de Coleus sp. As folhas de Sálvia foram submetidas à exposição de luz constante durante três dias dentro de uma câmera a 25ºC sendo que uma das folhas foi coberta com papel alumínio uma parte do limbo. A folha de Coleus sp também permaneceu exposta a luz durante três dias em uma temperatura ambiente.

Para despigmentação as folhas foram submetidas à água quente, sendo mergulhadas num béquer e em seguida as folhas sofreram ação do álcool 99,9% também aquecido durante no mínimo 15 min ou até ser obter total despigmentação das folhas. Então as folhas despigmentadas foram mergulhadas novamente em água quente e colocada em uma placa de Petry com a face abaxial voltada para cima. Sobre as folhas foram pingadas algumas gotas de lugol e se observou os resultados.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Experimento 1 : Extração e separação de pigmentos fotossintetizantes

O processo de cromatografia se inicia após o contato do papel com o tetracloreto (Figura10). Os resultados obtidos após a extração e separação de pigmentos fotossintetizantes por cromatografia foram que a cor amarela representa os carotenoides que são pigmentos acessórios do processo fotossintético e possuem peso molecular mais baixo, por isso se mantiveram na parte superior do papel, outros pigmentos arrastado diluídos em tetracloreto foram a clorofila a e clorofila b por também ter afinidade ao solvente (Figura 2).

Aonde se observou na cromatografia em papel uma coloração de um verde amarronzado (mais escuro) é representado pela clorofila b, pois é mais pesado molecularmente e se manteve na parte inferior do papel, em relação ao outro verde mais claro logo acima da clorofila b, esta evidente a clorofila a, essa pouca variação e devido as duas clorofilas terem o peso molecular muito próxima, e como os carotenoides são polares e se dissolverem no solvente. Através do cálculo da forma molecular das clorofilas (peso anatômico x quantidade molecular de cada substância presente na molécula) se comprova qual das clorofilas apresenta maior peso molecular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (619 Kb)   docx (488 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com