TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia

Por:   •  19/6/2015  •  Artigo  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

Sodexo do Brasil Comercial AS

Quarta-feira as 10:00 da manhã

Entrevista concebida pela nutricionista Elaine Barreto

 Sodexo é uma empresa que possui uma rede de restaurantes indústrias espalhados pelo Brasil a fora. Em 2009 ela lançou um projeto de sustentabilidade chamado PLANO THE BACTER TORMOROU PLAN, voltada para o crescimento econômico, ambiental, tanto aos colaboradores como na região quanto pra empresa para qual presta serviços.

Esse plano tinha como principal objetivo abordar questões de sustentabilidade, promovendo saúde, Bem estar e desenvolvendo projetos ás comunidades locais. Em uma breve entrevista concedida a nossa equipe a Sodexo deixou claro seu principal objetivo em relação ao PLANO THE BACTER TORMOROU PLAN:

1-QUAL O SEU PROJETO DE SUSTENTABILIDADE?

Sodexo responde: PLANO THE BACTER TORMOROU PLAN, aborda questão de Sustentabilidade, que identificamos com significativas pra o mercado e clientes consumidores, fornecedores, colaboradores, instituições e acionistas. Envolve compromisso, ser empregador responsável.

2-COMO É DESENVOLVIDO ESSE PROJETO DENTRO DE UMA ÁREA DE ALIMENTOS?

Campanha de doações de alimentos combate a fome e conscientização da água, evitando assim o seu desperdício. Temos livros abertos com receitas sustentáveis, incentivando colaboradores a trazer também. Temos um projeto de meta mensal de desperdício tanto interno, como os das sobras dos pratos dos consumidores, dando alta a um projeto de conscientização do cliente, havendo duas vertentes, a de satisfazer o cliente e a oura é a consciência de colocar no prato o que vai ser consumido. Coleta seletiva também; pesa plástico, papeis, restos alimentos, cada um descartado no seu local de origem

PENHA PAPAEIS E EMBALAGENS Ltda

  • Referencia há, mas de 45 anos, por ser pioneira em  a sua principal matéria prima ser originada de um produto reciclável, o papel. O grupo tem empresas espalhadas em todo o país, fundada em 1948, sua principal produção consiste na fabricação de papeis e embalagens; toneladas de papelão pardo, utilizado na fabricação de fundos de malas, capas de livros e palmilhas de sapatos, contando com apenas 35 funcionários.
  • Hoje liderando com varias  empresas espalhada no mercado fabril, a PENHA, tem um grande compromisso com o meio ambiente, preocupando principalmente com a questão da poluição e dos impactos ambientas, atendendo assim a legislação e a requisitos ambientais, tanto interno como externo, sendo que o seu reconhecimento veio através do ISO 14001:

“ ABNT NBR ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, bem como buscar sua certificação por uma organização externa competente. A norma visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando à sua conformidade com a realidade do empreendimento e ainda servir de subsídio para uma análise intra ou externamente da conformidade entre esta certificação e uma autodeclaração de um empreendimento, e por fim, mas não menos importante, tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente.”

ENTREVISTA CONCEBIDA POR:

Matheus Lisboa Machado, Engenheiro e Gerente Florestal.

QUAL O SEU PRINCIPAL PROJETO DE SUSTENTABILIDADE?

Temos uma campanha para os mangues e os rios, por que o pessoal que moram próximos trabalham muito cm queimadas, principalmente nessa estação do ano né, o verão, a quantidade de queimadas antes dessa campanha era bem maior, na época de pesca mesmo, os números de queimadas aumentam muito, porque eles param em algum lugar seguro, fazem uma fogueira para esquentar ou fazer comida,e isso nos gera problemas seriíssimos, sem falar nas consequências irreparáveis pra natureza.

Aqui na Pitinga fizemos projetos como campanhas com os moradores a respeito de não cortar as madeiras dos mangues, pois as retiradas dessas madeiras influenciavam negativamente no ecossistema, a madeira do mangue ela faz parte do projeto sustentável, ao cortar essa madeira você esta contribuindo para redução de uma espécie que depende e vive nesses locais.

QUAL A IMPORTANCIA EM SER UMA EMPRESA SUSTENTAVEL?

O grupo PENHA utiliza o respeito ao meio ambiente de não utilizar combustível fossizes, nossa plantação de bambus, que chega a quase 3,000 hectares, utilizamos pra queima, na geração de energia e vapor aqui pra fabrica, nas maquinas de papel. Sobre Educação ambiental junto cm o meio ambiente, a gente faz toda uma comunicação com a comunidade, nós fazemos doações de mudas de plantas nas escolas, fazemos palestras de conscientização nas escolas e a Penha Agro Florestal se preocupa em colocar um carro anunciando nas ruas uma vez a cada mês, sobre as consequências que os incêndio podem causar a meio ambiente e consequentemente pra nos também. A maioria das queimas que há por aqui são 80% criminal, e quase sempre acontecem nas beiras dos mangues, relatos de moradores alertaram ate pra bucha que os caçadores utilizam em suas armas, afirmam que também e causadora das queimadas que afetam essa região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com