TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Estufa

Por:   •  11/8/2018  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Ele é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

Quando os raios solares atingem a superfície terrestre em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera, devido á camada de gases de efeito estufa. A outra parte atinge a superfície terrestre, aquecendo-a e irradiando calor.

Os principais gases que compõe a atmosfera são:

• Vapor de água (H2O): encontrado em suspensão na atmosfera.

• Monóxido de Carbono (CO): gás incolor, inflamável e tóxico, produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e pela alta temperatura do carvão ou outros materiais ricos em carbono, como os derivados do petróleo.

• Dióxido de Carbono (CO2): expelido pela queima de combustíveis utilizados em veículos automotores à base de petróleo e gás, da queima de carvão mineral nas indústrias, e da queima das florestas.

• Clorofluorcarbonos (CFC): composto formado por carbono, cloro e flúor, proveniente dos aerossóis e do sistema de refrigeração.

• Óxido de Nitrogênio (NxOx): conjunto de compostos formados pela combinação de oxigênio com o nitrogênio. É usado em motores de combustão interna, fornos, estufas, caldeiras, incineradores, pela indústria química e pela indústria de explosivos.

• Dióxido de Enxofre (SO2): é um gás altamente tóxico que é usado na indústria, principalmente na produção de ácido sulfúrico e também é expelido pelos vulcões.

• Metano(CH4): gás incolor, inodoro e se inalado é tóxico. É expelido pelo gado, ou seja, na digestão dos animais herbívoros, decomposição de lixo orgânico, extração de combustíveis, dentre outros.

uNas últimas décadas a liberação de gases estufa, em virtude de atividades humanas, aumentou consideravelmente e é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas. As queimadas também colaboram para o aumento do efeito estufa. Com esse acúmulo de gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.

O problema acontece porque o ser humano está lançando cada vez mais gases-estufa na atmosfera, sendo que o principal vilão é o gás carbônico (dióxido de carbono - CO2- 0,035%), que é liberado na queima dos combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel etc.) e o carvão. Além do CO2, essa queima também gera óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos e material particulado que poluem a atmosfera.

Efeito estufa e Aquecimento global

A consequência da intensificação do efeito estufa na atmosfera é o aquecimento global.

Segundo pesquisas cientificas, a temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com