TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emagrecimento

Trabalho Escolar: Emagrecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.920 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da atividade física na prevenção a obesidade

Introdução

Atualmente a obesidade é um problema encarado como uma epidemia mundial.

A causa da obesidade não deve ser considerada apenas como um sintoma causado pela genética da pessoa deve-se levar em conta a alimentação. o estilo de vida, o tempo de descanso(tempo dormindo) entre outros.

A atividade física gera gasto energético, adaptações fisiológicas no organismo, melhora a mobilidade articular, melhora da autoestima, e é o primeiro passo para tornar a vida desse individuo mais ativa.

Resumo

A inatividade das crianças é um dos fatores associados a obesidade e segundo e segundo os mesmos autores a escolaridade materna e a ocorrência de sobrepeso e obesidade nos pais estão associados com sobrepeso e obesidade dos filhos(GIULIANO E CARNEIRO,2004)

Presente em idade baixa, a obesidade contribui para aumentar a prevalência de morbidade e mortalidade em adultos.

A relação entre atividade física e a obesidade em crianças é complexa. O aumento da frequência de exercícios e diminuição da ingestão calórica tem sido documentado como uma estratégia efetiva no controle de peso.

As crianças obesas tem um aumento significativo do risco de diversos problemas de saúde, como a hipertensão, hiperlipidemia, diabetes tipo II, distúrbios no hormônio do crescimento, problemas respiratórios e ortopédicos.

O esporte melhora a capacidade de trabalhar em situações de estresse e depressão (ZANINI FILHO,2000).

Pollock e Wilmore (1993) citam que a obesidade é uma síndrome, expressão de múltiplas causas, que se manifestam por um excesso de massa corporal a expensas do tecido gorduroso.

O sobrepeso e a obesidade em crianças e adolescentes têm constituído em importante fator de preocupação na área da saúde publica.primeiro porque o excesso de peso e de gordura corporal nos jovens aumenta o risco de os adultos apresentarem sobrepeso ou obesidade. (GUEDES,!998)

A obesidade é frequentemente considerada um assunto estético e não de saúde. No entanto, é um dos maiores problemas de saúde na atualidade porque, apesar de não representar uma grande causa de morte, ela é fortemente associada a inúmeras doenças como hipertensão e osteoartrites, os fatores que influenciam o desenvolvimento da obesidade são vários, assim como o processo de emagrecimento (CAMPOS,2004).

Entre os jovens com 6 a 17 anos de idade, 22% ( cerca de dez milhões) apresentam excesso de peso, um aumento de seis pontos porcentuais em relação ao final da década 1970. Uma grande proporção de jovens com excesso de peso acaba se tornando adultos obesos. Cerca de metade das crianças obesas em idade escolar se torna adultos obesos e mais de 80% dos adolescentes obesos permanecem desse jeito na vida adulta (NIEMAN,1999).

Hoje,infelizmente constatamos que estas brincadeiras foram engolidas pelos grandes centros urbanos, e a liberdade e atividade física das crianças são cerceadas por dois fatores principais: falta de espaço e insegurança.O simples ato de quebrar o ciclo vicioso do computador-batata frita com proposta e o estimulo a pratica de atividades físicas para criança, já terá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com