TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emagrecimento saudável: a chave é para o jantar

Tese: Emagrecimento saudável: a chave é para o jantar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Emagrecer saudavelmente: A chave está no jantar

Continuamente lemos todo tipo de conselhos para perder peso sem sofrer: reduzir as calorias, aumentar a proteína, fazer várias refeições durante o dia, não abusar dos hidratos de carbono nem dos açúcares, etc. Mas existe uma forma de baixar de peso progressiva e saudavelmente que pode nos surpreender: controlar o jantar.

Neste artigo explicaremos como e por que podemos emagrecer dia após dia se jantarmos de forma adequada.

O que acontece com o jantar?

Diz o ditado que deveríamos tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como plebeu, porque, dessa forma, é como deveríamos dividir a nossas refeições. Em função do nosso gasto energético, podemos chegar a conclusão que conforme avança o dia precisamos cada vez menos energia, a não ser que tenhamos um ritmo de vida mais noturno.

Se começarmos a reduzir a quantidade de refeição que jantamos, ou, inclusive, a jantar mais cedo, possivelmente teremos mais fome de manhã, e podemos acabar comendo um pouco mais no café da manhã se é que já não o fazíamos antes. Desta forma, ainda que ao final do dia tenhamos comido a mesma quantidade, não terá nada a ver se o repartimos dessa maneira. O nosso corpo vai equilibrando o seu peso de forma natural.

A que horas devemos jantar?

Além disso, tem outro motivo para controlar o nosso jantar, pois segundo a Medicina Tradicional Chinesa, entre as onze da noite e as três da madrugada são as horas nas quais trabalham e se regeneram a vesícula biliar e o fígado, dois órgãos fundamentais na digestão e que condiciona o fato de que assimilemos melhor ou pior os alimentos. Neste horário o nosso corpo já deveria ter feito a digestão, portanto o ideal seria jantar no mais tardar as oito da noite.

Qual a quantidade podemos jantar?

A quantidade varia dependendo da pessoa e do seu ritmo de vida, mas o importante é que não passe fome, porém também não comer além da conta. Deveríamos aprender a encontrar esse ponto no qual já estamos satisfeitos ou que já não tenhamos fome, mas que muitos de nós continuamos comendo porque ainda temos comida no prato, para acabar com o que sobra, por gula, por stress, porque não percebemos, pelo capricho de comer sobremesa, etc.

Se encontramos a maneira de deixar de comer nesse momento, não só não engordaremos, senão que facilitaremos a nossa digestão e reduziremos a nossa barriga, a qual costuma inchar quando tem que digerir em excesso.

Escolher alimentos saciantes

Uma forma de não passar fome sem comer muito, consiste em escolher alimentos saciantes, ricos em água e em fibra, que nos satisfarão facilmente e que ao mesmo tempo e se digerirão com facilidade.

Estes alimentos são principalmente vegetais, mas também encontraremos uma grande ajuda nas algas. Podemos incorporar em nossa alimentação algas como o wakame, o ágar-ágar, a kombu, o espaguete do mar, a espirulina, o klamath, etc. As incorporemos ao nossos ensopados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com