TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia

Monografias: Embriologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  1.529 Visualizações

Página 1 de 8

Orientação para o estudo de Embriologia (1ª prova)

I- Fale um pouco sobre:

1. Capacitação

È o processo de retirada da modificação química do espermatozóide ao passar pelas vias femininas para tornar-se apto a fertilização. O batimento do flagelo aumenta com a capacitação.

2. Sêmen

Durante o processo de ejaculação, o esperma passa através dos dutos ejaculatórios e se mistura com fluidos das vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais para formar o sêmen.

3. Reação acrossômica

É a reação que ocorre no acrossomo do espermatozóide quando este se aproxima do óvulo. O acrossomo é uma estrutura que reveste a parte anterior da cabeça do espermatozóide.

Quando o espermatozóide se aproxima da zona pelúcida do óvulo a membrana que reveste o acrossomo funde-se com a membrana plasmática do espermatozóide, liberando enzimas que são responsáveis pela penetração através da zona pelúcida, permitindo a fertilização.

4. Migração dos espermatozóides nas vias femininas

A migração dos espermatozóides nas vias femininas se da de duas formas:

Migração passiva: contração das vias femininas provocadas pela oxitocina e progesterona.

Migração ativa: batimento dos flagelos para a movimentação nas vias femininas.

5. Espermiogênese

É o processo de diferenciação das espermátides em espermatozóides

Espermatogênese:

São as alterações que transformam as espermatogonias em espermatozóides. A produção de espermatozóides só se inicia na puberdade. Possui quatro fases:

-Multiplicação: aumento do número de espermatogonias por mitoses sucessivas

-Crescimento: espermatogonias aumentam de volume, originando espermatócitos 1

-Maturação: formação de espermatídes através de divisãomeiótica

-Diferenciação: processo de espermiogénese (espermátides se diferenciam em espermatozóides)

6. Gonócitos primordiais

São células sexuais primitivas, elas ficam armazenadas na parede do saco vitelino até a formação da gônada.

7. Mórula

Primeiro estágio de desenvolvimento do embrião, formada pelo conjunto de blastômeros (células filhas do óvulo fertilizado, formadas por divisão mitótica) envolvidos pela zona pelúcida. As células mais internas da mórula formam a massa celular interna e as células circunvizinhas constituem a massa celular externa.

8. Blástula

Segundo estado de desenvolvimento do embrião, formada por embrioblastos (massa celular interna), trofoblastos (massa celular externa) e uma cavidade chamada blastocele.a blástula se diferencia da mórula pela presença de uma cavidade (blastocele). Quando a blástula possui zona pelúcida ela esta na tuba uterina,quando ela perde a zona pelúcida ela esta no útero.

9.Embrioblasto

No período de blástula, a partir da formação da blastocele,a massa celular interna que dara origem ao corpo do embrião é denominada embrioblasto.

10.Hipoblasto

Pequenas células cuboides adjacentes à cavidade do blastócito, originadas da diferenciação do embrioblasto

11.Epiblasto

Células colunares altas adjacentesà cavidade aminiótica,originadas da diferenciação do embrioblasto.

12.Pedículo mesodérmico

O único local em que o mesoredma extra-embrionário primitivo atravessa a cavidade coriônica é o pedículo de ligação (pedículo do embrião), com o desenvolvimento dos vasos sanguíneos, o pedículo se torna o cordão umbilical.

13.Polócitos

Menor célula formada após o final de cada divisão meiótica, o polócito primário determina o folículoterciário, e o polócito secundário determina a fertilização

14.Sinciciotrofoblasto

Zona multinucleada mais externa e sem limites celulares nítidos.

Formada a partir da diferenciação do trofoblasto. Tem função de digerir o endométrio e produzir HCG (hormônio que mantém a gravidez).

15. Pólo de implantação

As células trofoblásticas sobre o pólo do embrião começam a penetrar entre as células epiteliais da mucosa uterina.

16. Fase progesterônica do endométrio

A fase secretora começa aproximadamente 2 a 3 dias após a ovulação, em resposta a progesterona produzida pelo corpo lúteo. Se não houver fertilização, o desenvolvimento de parte do endométrio marca o início da fase menstrual. Se houver de fato fertilização, o endométrio ajuda na implantação e contribui para a formação da placenta.

17. Celoma intraembrionário e extraembrionário

Entre o saco vitelino primitivo e o citotrofoblasto, aparece um tecido conjuntivo frouxo, o mesoderma extra-embrionário, que preenche todo o espaço entre o trofoblasto, externamente, e o âmnio e a membrana exocelômica internamente. Logo se formam grandes cavidades no mesoderma extra-embrionário e, ao confluírem, elas criam um novo espaço denominado celoma extra-embrionário ou cavidade coriônica

O celoma intra-embrionário surge como espaços isolados no mesoderma lateral e no mesoderma cardiogénico. Estes espaços celômicos coalescem em seguida para formarem uma cavidade única em forma de ferradura, que, no final, dará origem às cavidades corporais.

18. Pedículo mesodérmico

O único local em que o mesoredma extra-embrionário primitivo atravessa a cavidade coriônica é o pedículo de ligação (pedículo do embrião), com o desenvolvimento dos vasossanguíneos, o pedículo se torna o cordão umbilical.

19. Composição do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com