TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia Humana

Pesquisas Acadêmicas: Embriologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 14

2. GAMETOGENESE: ESTÁGIO FUNDAMENTAL DO DESENVOLVIMENTO PARA REPRODUÇÃO HUMANA

O espermatozóide e o ovócito são células sexuais altamente especializadas. Eles possuem metade dos cromossomos e essa redução ocorre por um tipo especial de divisão celular denominada meiose. A meiose acontece durante a formação dos gametas – espermatogênese nos homens e ovogênese nas mulheres. Este processo, que envolve os cromossomos e o citoplasma dos gametas, prepara essas células sexuais para a fertilização (união dos gametas masculino e feminino).

2.1. Espermatogênese

A espermatogênese refere-se a sequencia inteira de eventos pelos quais as células germinativas primitivas são transformadas em células germinativas maduras, ou espermatozoides.

Ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos. E um processo contínuo na vida do homem a partir da puberdade. A maturação das células germinativas para a formação dos espermatozoides ocorre até o final da vida do individuo, processo no qual cada espermatogonia dará origem a quatro espermatozoides.

As espermatogonias que foram formadas durante a vida fetal e estavam dormentes nos túbulos seminíferos, entram em fase de multiplicação na puberdade dando origem a muitas espermatogonias por mitoses sucessivas.

Após a fase de multiplicação, cada espermatogonia formada entra na fase de crescimento e dá origem a dois espermatócitos primários. Em seguida os espermatócitos primários passam pela fase de maturação, que corresponde às divisões de meiose.

Cada espermatócito primário ao sofrer a primeira divisão da meiose dá origem a dois espermatócitos secundários. Esta primeira divisão da meiose é reducional assim os espermatócitos secundários passam a ter metade do número de cromossomos, isto é cada espermatócito secundário é uma célula haplóide (n), ao contrário dos estágios anteriores de espermatogônias e espermatócitos primários que são diplóides (2n).

Ocorre, então, a segunda divisão da meiose nos espermatócitos secundários que darão origem as espermátides que também são células haploides.

A espermatogênese desde a origem das espermatogônias até a formação dos espermatozóides, passando pela espermiogênese, ocorre em aproximadamente dois meses.

Figura 1 – Esquema da espermatogênese FONTE: http://www.fmrp.usp.br/revista/2007/vol40n4/revisao_gametogenese.pdf

2.2. Ovogenese

A ovogenese refere-se a sequencia de eventos pelos quais ovogonias transformam-se em ovócitos.

Inicia-se no interior dos folículos ovarianos, que são as unidades funcionais e fundamentais dos ovários. Tem início ainda na vida intrauterina, quando as células germinativas, derivadas do embrião feminino, passam pela fase de multiplica até aproximadamente a 15ª semana da vida fetal, sofrendo divisões mitóticas dando origem as ovogônias.

As ovogônias a seguir passam por uma fase de crescimento dando origem aos ovócitos primários Os ovócitos primários passarão pelas fases de maturação que correspondem às divisões meióticas.

No inicio da vida fetal, as ovogonias ploriferam por divisão mitótica. Ao nascimento, todos os ovócitos primários completaram a prófase da primeira divisão meiótica. Estes ovócitos permanecem em prófase até a puberdade. Logo após a ovulação, um ovócito termina a primeira divisão meiótica.

A separação dos cromossomos homólogos na anáfase I caracteriza a meiose como um processo reducional em que a célula é reduzida à metade, isto é, o número de cromossomos 2n = 46 cromossomos passa para n = 23 cromossomos. A ploidia é reconstituída no momento da fecundação.

Quando o ovócito I atinge a telófase I, estará terminada a primeira divisão da meiose sendo formado o ovócito secundário (n) e um corpúsculo polar (n).

O ovócito secundário é o verdadeiro gameta feminino que é liberado com o rompimento do folículo ovulatório.

O ovócito secundário, agora com um conjunto haplóide (n) de cromossomos inicia a segunda divisão da meiose passando pela prófase II, atingindo a metáfase II. A segunda divisão da meiose é novamente bloqueada em metáfase II e será concluída se ocorrer à fertilização.

Figura 2 – Esquema da Ovogenese FONTE: www.fag.edu.br

2.3. Comparação entre os gametas femininos e masculinos

A gametogênese feminina diferencia-se da masculina em vários aspectos como na ocorrência do processo ao longo da vida a do indivíduo, no número de gametas formados, nas etapas de multiplicação, crescimento e maturação, assim como nas diferenciações e maturações citoplasmáticas e nucleares dos gametas masculinos e femininos.

3. DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

3.1. Primeira Semana do Desenvolvimento Humano

3.1.1. Fertilização

O desenvolvimento humano começa com a fertilização, o processo durante o qual um gameta masculino, ou espermatozóide, se une a um gameta feminino, ou ovócito para formar uma célula, o zigoto.

3.1.2. Fases da fertilização

• Penetração da zona pelúcida: A formação de um caminho através da zona pelúcida pelo espermatozóide resulta da ação de enzimas (esterases, acrosina e neuraminidase) que causam a lise da zona pelúcida, formando assim um caminho para que o espermatozoide chegue ao ovócito. Logo que o espermatozóide penetra a zona pelúcida ocorre uma mudança nas propriedades físicas da mesma que a torna impermeável a outros espermatozoides.

• Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozóide: As membranas plasmáticas da célula rompem-se na área de fusão. A cabeça e a cauda do espermatozoide entram no citoplasma do ovócito, mas a membrana plasmática do espermatozoide fica para trás.

• Término da segunda divisão meiótica do ovócito: após o fim da divisão meiótica forma-se o ovócito maduro e segundo corpo polar. Depois da descondensação dos cromossomos maternos, o núcleo do ovócito torna-se o pronúcleo feminino.

• Formação do pronúcleo masculino: Dentro do citoplasma do ovócito o núcleo do espermatozoide aumenta para formar o pronucleo masculino. A cauda do espermatozoide se degenera. Durante o crescimento, os pronúcleos feminino e masculino replicam seu DNA.

• Lise da membrana do pronucleo: a primeira divisão de clivagem. O zigoto é um embrião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com