TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia Artigos Científicos

Pesquisas Acadêmicas: Embriologia Artigos Científicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 5

como autossômica recessiva, sendo decorrente da alteração de enzimas que participam da síntese do cortisol.7 As manifestações podem ser causadas pela deficiência do cortisol e, em alguns casos, aldosterona e pelo acúmulo de precursores. Esse distúrbio pode ser causado por um defeito em qualquer das 5 vias enzimáticas que levam à síntese do cortisol à partir do colesterol 8. No entanto, o mais freqüente dos defeitos enzimáticos adrenais, representando 95% dos casos de HAC é por deficiência da 21-hidroxilase (21OH) 7,8.

A diminuição da atividade da 21OH com decorrente redução da síntese de cortisol culmina numa estimulação crônica do córtex adrenal pelo ACTH com hiperplasia adrenal e superprodução dos precursores do cortisol. Estes precursores são desviados para a biossíntese dos andrógenos, que não necessita da atividade da 21OH, causando os sinais de virilização característicos em indivíduos com esta deficiência enzimática 7.

A combinação dessas alterações citadas acima, que iniciam sua manifestação ainda no período intrauterino, é diretamente responsável pelo surgimento, ao nascimento, de um quadro clínico clássico na criança: genitália externa ambígua com vários graus de virilização (nas meninas) e macrogenitossomia (nos meninos), que podem ser acompanhadas por desidratação, arritmias cardíacas, choque e mesmo morte. Se o tratamento não for instituído precocemente, a exposição mantida ao excesso de andrógenos comumente resulta em manifestações adicionais, como aumento da velocidade de crescimento, surgimento e crescimento de pelos no corpo (pubarca precoce), odor de padrão masculino, seborréia, acne, aumento da massa muscular e irritabilidade; com o tempo, poderão ocorrer alterações marcantes de tendência masculina, inclusive comportamentais, motivos pelos quais o diagnóstico deve ser firmado precocemente e o tratamento, iniciado sem demora 9.

Tradicionalmente, a HAC é classificada em duas formas clínicas: clássica, que inclui os subgrupos perdedora de sal e virilizante simples, e não clássica, que inclui os subgrupos sintomática e assintomática (ou críptica). A forma virilizante simples caracteriza-se por graus variados de virilização pré-natal da genitália externa no sexo feminino e virilização pós-natal em ambos os sexos, com aumento do clitóris ou pênis, pubarca precoce e avanço da idade óssea com prejuízo na estatura final. A forma perdedora de sal, além da hiperprodução androgênica da forma anterior, apresenta deficiência mais severa na produção de aldosterona levando à desidratação com hiponatremia e hiperpotassemia nos primeiros 30 dias de vida que, se não tratada, resulta em choque e óbito. A forma de início tardio sintomática não apresenta virilização pré-natal e os sintomas iniciam-se em épocas variáveis, resultando em pubarca precoce, amenorréia primária ou secundária, hirsutismo, acne e infertilidade. A forma não clássica assintomática apresenta o mesmo perfil hormonal da forma sintomática, porém sem manifestações clínicas, sendo geralmente diagnosticada na investigação dos familiares de um paciente 7,9.

Sabe-se que, a partir de 1977, tornou-se possível o diagnóstico precoce da hiperplasia adrenal congênita por deficiência da 21-hidroxilase (HAC-D21OH) por meio de triagem neonatal, através de uma técnica de ensaio para a dosagem da 17OH Progesterona (17OHP) a partir do sangue de recém-nascidos colhido em papel filtro. A elevação da 170HP, que geralmente está dez vezes maior que os valores normais para idade, é um indicativo da forma clássica da doença. O maior benefício do diagnóstico precoce é a redução da morbidade e mortalidade pelas crises de perda de sal 12.

O tratamento da hiperplasia supra-renal congênita por deficiência da 21-hidroxilase (HSRC-21OH) tem como principais objetivos repor glico e mineralocorticóides, evitar a virilização dos genitais externos, prevenir a desidratação por perda de sal, controlar o hiperandrogenismo sem afetar a velocidade de crescimento, manter a função gonadal, fertilidade e estatura final 10. Entretanto, a exposição prolongada de diversos tecidos (com destaque para o fígado e o tecido ósseo) ao glicocorticóide leva à redução da sensibilidade tecidual ao Hormônio do Crescimento (GH), decorrente de um processo de "down-regulation" do receptor tecidual de GH. Os níveis plasmáticos da proteína ligante do GH (GHBP), que em humanos é proveniente da quebra proteolítica do domínio extracelular do receptor de GH, encontram-se diminuídos e não se elevam com a administração de GH recombinante 11.

CONCLUSÃO

Como demonstra o estudo realizado sobre a Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC), essa doença genética causa sintomas muito severos. Logo, se não for realizado o tratamento adequado de forma precoce, o indivíduo acometido por essa condição pode ir a óbito, ressaltando-se,assim, a importância do diagnóstico precoce (com destaque para a triagem neonatal, que constata a deficiência da 21-hidroxilase) e do tratamento precoces, sendo este último fundamental para a atenuação dos sintomas e preservação das funções dos órgãos afetados.Dessa forma, destaca-se a relevância do estudo da embriogênese das glândulas endócrinas para a compreensão de doenças que acometem essas glândulas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JUNQUEIRA, L.C. e CARNEIRO, J., Histologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com