TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Projeto de pesquisa: Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Enfermagem é a arte de cuidar, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde de um ou vários indivíduos. O enfermeiro também atua na área assistencial, administrativa e gerencial.

A profissão de Enfermagem, até então era desempenhada unicamente e exclusivamente por mulheres. Pelo fato do homem estar na guerra ou desempenhar o trabalho braçal, agrícola (...) por este motivo estabeleceram essa correlação com a figura feminina ter características da maternidade, a administração de cuidados e zelo com o lar e os integrantes da família.

O desenvolvimento da Enfermagem se dá a partir do século XX, quando Florence Nightingale voluntariou-se a prestar assistência aos soldados durante a Guerra da Criméia.

Desse modo a profissão passou a ter reconhecimento da assistência prestada, quando deixou de embasar os cuidados e procedimentos a fatos observatórios e buscou referências de suas assistências nos estudos técnicos e científicos.

Com isso, pode-se afirmar que os profissionais da área de Enfermagem, deixaram de ser submissos a outros profissionais da área da saúde, quando adquiriram um conhecimento e formação científica.

Por esse motivo a assistência prestada, acabou tendo uma fragmentação, dando origem as 'especialidades'. Os profissionais passaram a se formar e conseqüentemente buscar uma identidade com a especialização, em uma área específica. Tornado-se o líder diante uma equipe.

CONCLUSÃO

Devido a Enfermagem passar a desenvolver sua pratica de acordo com o conhecimento cientifico, notou-se certa independência, evolução e reconhecimento da profissão.

A partir desse momento a enfermagem passou a compreender melhor certos procedimentos, podendo assim interagir, questionar, opinar (...) por certos procedimentos, devido o aumento pela busca do conhecimento cientifico.

Nos séculos passados saúde, definia-se como ausência de doença.

Devido ter uma base científica, deferente das equipes de enfermagem, acreditava-se que os cuidados de Enfermagem deveriam ser preconizados pela equipe Médica.

Enquanto a equipe de Enfermagem ia além dos cuidados com a patologia, procurando atender e auxiliar os clientes e familiares com os cuidados básicos.

A partir do momento que a Enfermagem passou a ter uma visão mais holística do cliente, passou a se organizar e comprovar dados. Assim como Florence Nightingale que além de atender e acatar ordens dos médicos, comprovou que com cuidados básicos ou secundários como os Médicos referiam, conseguiu reduzir a mortalidade dos soldados na Guerra da Criméia de 40% para 2% a Enfermagem passou a ter título de liderança e voz.

Como a equipe de Enfermagem lida direto com o público-alvo o cliente, acabaram adotando uma linguagem mais informal para tratar e terem melhor compreensão ao repassar orientações. Por isso estabeleceram uma imagem por parte de outros profissionais da área de saúde, da equipe não ter um conhecimento específico para lidar com autonomia e liderança diante de certas circunstâncias. Sendo que a Enfermagem busca não ter uma visão não só da patologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com