TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epilepsia

Trabalho Escolar: Epilepsia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  1.822 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

CURSO DE ENFERMAGEM

EPILEPSIA

Taboão da Serra

2014

ELIZANGELA A DE OLIVEIRA

JEILDA SANTOS RIBEIRO

ITHIELY COSTA DE JESUS

RENATA MARIA DOS SANTOS

SELMA RAMOS MONTEIRO

EPILEPSIA

Taboão da Serra

2014

Sumário

Lista de siglas 4

Resumo 5

Problema 6

Justificativa 7

Objetivo 8

Método 9

Introdução 10

1. História da Epilepsia 11

2. Epilepsia 11

3. Sintomas 12

4. Tratamento 12

Considerações finais 14

Referências 15

Lista de siglas

EEG – Eletrocardiograma;

LCR – Líquido cefalorraquidiano.  

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever sobre a doença epilepsia, bem como seu histórico, causas, sintomas e tratamento. Ele ainda proporcionará conhecimento sobre o tema epilepsia, aos graduandos de enfermagem, visando enriquecer o aprendizado, bem como ensinar o que deve ser feito mediante um ataque epilético, que envolve convulsões que exigem cuidados específicos. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica onde a coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro a março de 2014.

A partir dessa coleta de dados, os graduando de enfermagem terão conhecimento sobre a doença e estarão preparados quanto ao que fazer em meio a um ataque epilético.

Problema

Os alunos graduandos em enfermagem estão capacitados para realizar os cuidados necessários ao cliente epilético internado no ambiente hospitalar?

Justificativa

Justifica- se que por meio deste estudo os graduandos de enfermagem estarão capacitados a fornecer os cuidados necessários ao cliente epilético, pois o mesmo fornecerá subsídios para que os graduandos adquiram e apliquem os conhecimentos relacionados aos cuidados realizados em meio a tal doença.

Os graduandos de enfermagem terão conhecimento de como funciona a Assistência de Enfermagem, bem como as ações realizadas por esta em meio a uma crise epilética, sendo assim poderão adquirir conhecimento para ser posto em prática futuramente no ambiente de trabalho.

Objetivo

Descrever sobre a doença epilética, e aplicar os conhecimentos adquiridos para a assistência de enfermagem.

Método

Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, considerando artigos publicados em periódicos e livros acerca do tema. A pesquisa bibliográfica, segundo Silva (2001) se desenvolve por meio de material já elaborado, baseando-se principalmente em livros e artigos científicos. Para Silva (2001), a revisão da literatura é uma das etapas mais importantes de uma pesquisa. Refere-se à fundamentação teórica que será adotada para tratar o tema e o problema da pesquisa, pois através da análise da literatura publicada torna-se possível traçar um quadro teórico além de uma estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. Recorte temporal de 2009 a 2014, com critérios de inclusão texto na língua portuguesa e como critério de exclusão artigos em inglês, espanhol e que não contemplasse o tema.

Descritores: Epilepsia, doença epiléptica, crise epilética, assistência de enfermagem na epilepsia.

Introdução

A epilepsia é uma doença caracterizada por convulsões decorrentes de descargas neuronais excessivas, cujo só foi plenamente conhecida depois da descoberta de alguns métodos utilizados como meio de examinar tal doença, um desses métodos é o EEG.

A partir do conhecimento mais amplo e claro sobre a doença, pode- se então elaborar métodos para minimizar ou mesmo eliminar a doença, sendo estes métodos medicamentos ou cirurgias, que serão aplicados dependendo do tipo de epilepsia.

Esse trabalho tem por objetivo falar sobre essa doença já citada, bem como sobre os tipos de epilepsia que existem, os sintomas e os tratamentos utilizados como auxilio na proporção de uma melhor qualidade de vida para clientes que sofrem com essa doença.

Além da doença será tratado sobre a Assistência de enfermagem na epilepsia, que consiste em orientações do enfermeiro para com o cliente e também possíveis ações a serem realizadas pela equipe de enfermagem, quando o cliente se encontrar em meio a um ataque epilético.

1. História da Epilepsia

De origem grega as palavras “epilepsia” e “epilético” significam “ser pego” ou “ser atacado” de surpresa. O termo “epilepsia” adquiriu um sentido que os médicos daquela época chamaram de “doença sagrada” (morbus divinus).

Os autores argumentaram que a doença não era divina e que aqueles que acreditavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com