TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos e normas Laboratório de microbiologia

Seminário: Equipamentos e normas Laboratório de microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Seminário  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

Para que haja sucesso em algumas atividades dentro da disciplina de microbiologia, é necessário saber e entender como alguns equipamentos e normas funcionam. Nessa aula prática foram abordados itens que continham no laboratório, quais eram suas utilidades e principalmente como manuseá-los com o devido cuidado.

No início nos foi mostrado materiais básicos usados no laboratório, como por exemplo: placas de Petri, tubos de cultura, lâminas, lamínulas, balões volumétricos, pipetas graduadas, etc. Esses equipamentos são indispensáveis em qualquer assunto da matéria de microbiologia. Logo após, conhecemos os meios de esterilização e destruição de todas as vidas microbianas (fungos, bactérias, vírus, etc) tais como: autoclave que esteriliza usando pressão e vapor; câmara de fluxo laminar que usa raios U.V. para eliminar possíveis organismos vivos.

Os meios de esterilização têm grande importância quando se iniciam testes e estudos, pois eliminam qualquer organismo vivo que esteja alojado no material, assim as pesquisas ficarão mais confiáveis não tendo agentes que atrapalhariam no resultado.

O objetivo desta aula prática foi conhecer cada material e sua determinada função com o propósito de que, tenhamos o conhecimento necessário básico para seguir na disciplina.

O propósito dessa aula era nos apresentar como cada material funciona, dessa maneira nos foi mostrado os seguintes equipamentos para fins de conhecimento:

Tubos de cultura: usados para gerar crescimento de colônias de bactérias;

Placas de Petri: também utilizados para procriação de bactérias e fungos;

Alça de Drigalski: espalhar os microrganismos nas placas de Petri;

Alça de platina: repicar culturas de microrganismos (transmiti-los de um meio para outro);

Tubos de Durham: usado para detectar a produção de gás feita pelas bactérias;

Balões Volumétricos: usados para preparar soluções. A sua diferença para com outros frascos é que ele possui volumes determinados e precisos;

Pipetas Graduadas: transferência de fluídos com volumes exatos;

Pipetas de Pasteur: pipetar pequenas quantidades de substâncias, por exemplo: corantes;

Frascos de Erlenmeyer: usados para misturas de componentes, porém não deve ser usado para fins de medidas;

Béquer: medir volumes, entretanto não é exato;

Provetas: basicamente medir volumes aproximados de líquidos;

Lâminas: superfície utilizada para analisar substâncias, microrganismos e/ou seres vivos no microscópio;

Lamínulas: usada para “cobrir” o componente que está na lâmina;

Estiletes: corte de objetos em geral.

Meio de esterilização; autoclave: esterilização por vapor e pressão. Foi seguido o padrão, adicionamos água até estar um pouco acima da resistência e colocamos na clave alguns materiais de outros alunos que continham colônias de microrganismos. Para o fechamento da tampa houve certa dificuldade. Por ser um equipamento de extrema segurança havia várias válvulas que deveriam ser fechadas de maneira precisa e corretas. Terminado essas questões, deixamos a válvula um pouco aberta para a saída de gases, depois fechamos novamente e aguardamos 20 minutos.

A câmara de fluxo laminar também é outro componente extremamente necessário para se trabalhar dentro de um laboratório onde não deve ocorre contaminação. Podemos usar esse item e manipular materiais dentro da câmara sem se preocupar com microrganismos externos.

O que deve ser abordado nesse capítulo é que microbiologia exige muito cuidado de quem está operando os materiais e equipamentos. Todos os citados acima necessitam de extrema cautela e precaução, ou seja, tudo deve ser seguido conforme as regras de uso. Basta um erro para causar uma contaminação por algum tipo de agente, ou uma explosão pela autoclave por exemplo. Podemos dizer então que esse capítulo, além de passar conhecimento importante, ainda nos sugere para termos cuidado.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Balão Volumétrico. Disponível em: <http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1178&evento=6>. Acesso em 07 de setembro de 2014.

2. COLÉGIO ENERGIA. Descrição dos Principais Materiais de Laboratório. Disponível em: <http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/elvis/elvis_ma_001.pdf>. Acesso em 07 de setembro de 2014.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »