TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equoterapia Em Prol Do Tratamento De Cifose

Monografias: Equoterapia Em Prol Do Tratamento De Cifose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com Ribeiro, et al, (2011) a equoterapia foi reconhecida pelo conselho Federal de Medicina em 9 de abril de 1997 como método terapêutico através do cavalo nas áreas de saúde, educação e equitação, esta terapia busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiências ou portadoras de necessidades especiais. Sendo o cavalo o instrumento usado para equoterapia, ele é um animal que vem sendo usado à muito tempo pelo homem com diversos fins, por conta disso a equoterapia é facilitada e agradável a quem a faz.

Segundo Medeiros e Dias (2008) foram feita a primeira referencia sobre equitação, relatando o tratamento da insônia e a regeneração da saúde, com o livro “Das Dietas” por Hipócrates em 458-377 a. C. Além desta referência, também foram feitas outras em 124 a. C., 1569, 1704, 1747 e 1782, por Asclepíades de Prusia, Merkurialis, Fuller, Samuel Theodor Quelmaz de Lipsia e Joseph C. Tissot respectivamente.

No decorrer da história da equoterapia existem outros inúmeros trabalhos e citações a respeito dos seus benefícios e contra indicações precisas. O seu surgimento tem tido grande evidência por conta do conhecimento da ligação entre homem e cavalo, facilita e beneficia indivíduos que possuem alguma dificuldade em especial. A Equoterapia tem despertado grande interesse como tratamento, por se tratar de uma abordagem inovadora dentro de um ambiente estimulante, visando resgatar o paciente de forma global, fisicamente, emocionalmente e socialmente. ( Medeiros, 2009)

Sendo a equoterapia um dos métodos que vem sendo utilizado para o tratamento de doenças posturais, logo se pode utilizar para o tratamento de cifose. Cifose é um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral e também conhecida como “corcunda”. A nossa coluna vertebral possui três tipos de curvatura, a lordose que é presente na coluna cervical, a cifose que fica na coluna torácica e a escoliose também presente na coluna torácica, sendo que a o aumento do nível dessas curvaturas, lordose e cifose, são consideradas anormais e a escoliose é sempre uma curva anormal. (Gomes, 2005)

Como os principais objetivos da equoterapia são muitos, o que nos interessa é saber que ela pode melhorar a postura como um todo, normalizando o tônus corporal, estimulando o equilíbrio, introduzindo movimentos e posturas inibidoras dos reflexos, a cifose sendo uma alteração postural que causa desvio na coluna vertebral, desta forma pode-se afirmar que o tratamento com equoterapia que visa estabilidade postural e o alinhamento com o centro de gravidade pode ser muito eficaz.(Pierobon e Galetti, 2008)

A equoterapia pode ser um tratamento para vários tipo de patologias, porem e um método que vem sendo usado significantemente e o trabalho psicomotor, pois envolve varios aspectos como o contato com o animal e o paciente, o trabalho interdisciplinar da equipe, a interação ao meio físico e social...(

Sendo Lermontov, (2004) o cavalo pode ser usado como um método terapêutico através da equoterapia e assim contribuindo para o desenvolvimento do equilíbrio, tônus, força muscula, o aperfeiçoamento da coordenação motora e a concientização do próprio corpo, sendo isso causado através do movimento que o cavalo proporciona ao paciente ao cavalgar que atua no ajuste da postura. Esse movimento atua no cérebro e em seguida reflete no corpo inteiro.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com