TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equoterapia E Atuação Do Enfermeiro

Trabalho Universitário: A Equoterapia E Atuação Do Enfermeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  3.145 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A utilização de cavalos para fins terapêuticos é noticiada desde Hipócrates, cerca de 478-370 a.c. Suas principais finalidades é a educação mental e motora, . A equoterapia é uma Terapia Assistida por Animais (TAA), consiste em uma intervenção direcionada, individualizada e com critérios específicos em que o animal é integrante do processo de tratamento. Um dos primeiros relatos da equoterapia como tratamento médico surgiu no séc. XVIII, com a finalidade de melhorar o controle postural, a coordenação e o equilíbrio de pacientes com distúrbios articulares. Foi em 1989 que a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA-ANDE trouxe as técnicas para o Brasil, intitulando-as de equoterapia e somente em 1997 é que o conselho federal de medicina a reconheceu como método de reabilitação motora.

O QUE É EQUOTERAPIA?

“É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.” (ANDE- BRASIL, 1999: 33).

A palavra equoterapia foi criada pela ANDE-BRASIL em 1989, órgão responsável pela equoterapia no Brasil, que caracteriza todas as atividades equestres com a finalidade de reabilitação, educação ou reeducação. Equoterapia é um tratamento que visa estabilidade postu¬ral e alinhamento com o centro de gravidade e pode ser considerada como um conjunto de técnicas reeducativas que agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamen¬tais, através de uma atividade lúdico-desportiva, que tem como meio o cavalo.

O cavalo quando anda, serve como meio terapêu¬tico por transmitir os movimentos ao cavaleiro. Com o praticante na posição sentada, os reflexos posturais são proporcionados pelos específicos movimentos do cavalo ao andar em linha reta ou curva.

Deutsches Kuratorium (1986), Apud JESUS, Ida (2010) foi o primeiro a criar os programas básicos da equoterapia, sendo que a equipe interdisciplinar de equoterapia ao desenvolver o programa apropriado à necessidade do praticante deve trabalhar sempre em conjunto dando ênfase a área profissional que se pretende trabalhar. A equipe interdisciplinar de equoterapia pode ser formada por profissionais das áreas da saúde, educação e da equitação. Existe também a necessidade de se ter um médico responsável dando respaldo à equipe indicando ou contra-indicando o tratamento.

Segundo Deutsches Kuratorium (1986) Apud JESUS, Ida (2010) os programas básicos de equoterapia são:

- Hipoterapia: direcionado à reabilitação de pessoas portadoras de deficiências física e/ou mental.

- Educação/Reeducação: pode ser direcionada as áreas da saúde, educação ou equitação.

- Pré-esportivo: mais voltado à área da educação e social, podendo também ser reabilitativo ou educativo.

OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA

A equoterapia reúne benefícios físicos, psicológicos e sociais. Podemos citar como benefícios físicos:

- obtenção ou melhora no equilíbrio;

- coordenação motora;

- melhora na postura;

- relaxamento ou aumento do tônus muscular;

- alongamento e flexibilidade muscular;

- dissociação de movimentos

- esquema e imagem corporal;

- melhor circulação e respiração;

- integração dos sentidos;

- cognição;

- fala e linguagem;

- melhoras na digestão e deglutição;

- controle da salivação;

- fadiga;

- melhoria nas atividades cotidianas em geral.

Como benefícios psicológicos podemos citar:

- a conquista ou reconquista da autoconfiança e da autoestima;

- o bem estar;

- a estimulação e percepção do mundo ao seu redor;

- melhoria nas relações do praticante com os outros, com ele mesmo, na relação do praticante com o cavalo, do praticante com o terapeuta e do cavalo com o terapeuta.

O INSTRUMENTO DA EQUOTERAPIA

O cavalo é utilizado como um instrumento cinesioterapêutico, pois proporciona diversos benefícios. Ele é um agente de reabilitação e educação, por ser um animal inteligente é mais fácil educa-lo e adapta-lo, porém ele deve ter boa índole, ser manso e dócil.

Segundo Walter e Vendramini (2000) Apud JESUS, Ida (2010) o cavalo de equoterapia deverá:

- ser um atleta;

- ter seus andamentos de forma suave e harmônica;

- ter o passo ritmado, cadenciado em alta ou baixa velocidade, de baixa

freqüência;

- ter um bom engajamento natural;

- ter linhas harmônicas;

- ter um bom aprumo5.

Não existe uma raça de cavalos específica para ser usado na equoterapia. O importante é que possua os três andamentos regulares: passo, trote e galope, sendo o passo a andadura mais utilizado na equoterapia. Ao passo o cavalo realiza um movimento tridimensional exatamente idêntico ao andar do ser humano. E por ter exatamente esse tipo de movimento, que ele é capaz de proporcionar uma reabilitação de pessoas com necessidades especiais. O movimento que o cavalo faz para se locomover é denominado andadura, é caracterizado por movimentos para cima e para baixo no plano vertical; para a direita e para a esquerda no plano horizontal, segundo o eixo transversal do cavalo e para frente e para trás segundo o seu eixo longitudinal.

Além desses movimentos existe ainda o movimento realizado pela torção da bacia do praticante de oito graus para cada lado a cada passo dado pelo cavalo. Ao passo o cavalo está o tempo todo desequilibrando o praticante que busca o seu ponto de equilíbrio. Provoca, também no praticante, uma constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com