TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo De Vida Saúde E Meio Ambiente

Exames: Estilo De Vida Saúde E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 6

• Assinale a alternativa incorreta:

Resposta Selecionada: a.

Para compreender os conceitos de sa??de, doen??a e estilo de vida ?? necess??rio avaliar o contexto social, pol??tico, subjetivo e cultural no qual est??o inseridos.

Resposta Correta: b.

De forma geral, o conceito cultural de sa??de ?? igual ?? aus??ncia de doen??a.

Feedback da resposta: ????A alternativa a ser assinalada ??:?? De forma geral, o conceito cultural de sa??de ?? igual ?? aus??ncia de doen??a.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Observem o texto abaixo extraído de http://turmadasantamarta.blogspot.com/2007/09/o-supra-sumo-da-higiene-no-sculo-xix.html:

O supra sumo da higiene no século XIX

“Embora a gente tenda a naturalizar as coisas é sempre importante lembrar que a espécie humana não surgiu comendo de garfo e faca, com hora marcada, dormindo em cama ou indo no banheiro e puxando a descarga. Todos esses "itens" que compõem o nosso cotidiano foram sendo incorporados passo a passo, num longo processo de constituição das culturas. Comer de garfo e faca, na mesa, com pratos e copos individuais é um hábito que não tem mais do que 500 anos.Até então um sujeito poderia sentar-se para fazer sua refeição, dividir seu copo com mais umas quatro pessoas, comer com as mãos pegando num prato coletivo, cuspir os ossos sobre a mesa e limpar a boca na toalha sem ser chamado de "grosseirão", "animal" ou qualquer outra coisa do tipo. Bons tempos aqueles... A concepção de higiene e de tratamento dos dejetos também já foi radicalmente diferente, sobretudo antes da revolução científica - a qual descobriu o gigantesco universo de bactérias, germes e afins que nos circundam pela vida a fora - e do crescimento do universo privado. Mesmo em São Paulo, ou em Paris, até muito tarde (fins do século XIX e começo do XX) ter água em casa era possível somente se alguém fosse buscar nas fontes públicas ou encomendasse de uma figura que se extinguiu: o "aguadeiro" ou "entregador de água", um sujeito que recebia lá suas patacas para ir buscar água em barris para as famílias dispostas a pagar por isso.

Na cidade de São Paulo as ladeiras que desciam em direção ao Tamanduateí viviam cheias de escravos num vai e vem de buscar água e lavar roupa para seus senhores. Depois, quando se instalaram fontes públicas pela cidade o trabalho ficou menos penoso, em compensação as brigas entre os escravos que iam buscar água nas fontes infernizavam a vizinhança (como retrataram alguns dos estrangeiros que visitaram São Paulo e Rio de Janeiro no começo do século XIX). Pois bem, diante disso a tarefa de ir ao "banheiro" também era bem diferente do que é hoje. Basta lembrar que o Palácio de Versalhes, na França, foi construído com centenas de cômodos, mas nenhum banheiro. Simplesmente porque não existia o "conceito" de banheiro. Na maioria das vezes o quarto se prestava também a isso, com o uso das "comadres", os famosos, porém praticamente extintos "penicos". Depois de recolhida toda a porcaria durante dias algum desafortunado escravo era encarregado de levar o barril cheio até os rios ou o mar.

Sobre costumes, conceitos de saúde e higiene é INCORRETO afirmar que:

Resposta Selecionada: d.

As variações de conceitos e pressupostos em saúde sofrem variações culturais definidas por questões de espaço ou lugares. Entretanto, as variações de pressupostos no tempo são definidas exclusivamente por conhecimento científico frágil ou ultrapassado.

Resposta Correta: d.

As variações de conceitos e pressupostos em saúde sofrem variações culturais definidas por questões de espaço ou lugares. Entretanto, as variações de pressupostos no tempo são definidas exclusivamente por conhecimento científico frágil ou ultrapassado.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: As variações de conceitos e pressupostos em saúde sofrem variações culturais definidas por questões de espaço ou lugares. Entretanto, as variações de pressupostos no tempo são definidas exclusivamente por conhecimento científico frágil ou ultrapassado.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

No processo de evolução, a humanidade acumulou saberes que foram sistematizados como conhecimentos. A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão. O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas. Sobre o senso comum NÃO podemos afirmar que:

Resposta Selecionada: c.

É um conjunto de saberes que, por sua natureza informal, deve ser totalmente abandonado e devemos nos nortear apenas pelos saberes cientificamente comprovados.

Resposta Correta: c.

É um conjunto de saberes que, por sua natureza informal, deve ser totalmente abandonado e devemos nos nortear apenas pelos saberes cientificamente comprovados.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: É um conjunto de saberes que, por sua natureza informal, deve ser totalmente abandonado e devemos nos nortear apenas pelos saberes cientificamente comprovados.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

O início de 2010 foi marcado por uma série de catástrofes. Entre elas estão o alagamento da Ilha da Madeira em Portugal e o deslizamento de terra em Niterói. Vejamos duas notícias divulgadas nos dois países referentes aos acontecimentos:

“É a face mais pobre da Madeira. A que os turistas não vêem e a que menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com