TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Casos: GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

Decretos Estaduais n.º 9.843/66 e n.º 16.719/74 e Parecer CEE/MG n.º 99/93

UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE DE TRÊS CORAÇÕES

Decreto Estadual n.º 40.229, de 29/12/1998

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR

como parte das exigências do Programa de

Educação Física, da disciplina Seminários de

Educação Física, para obtenção do título de

Licenciatura em Educação Física.

.

GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

RESUMO

Este estudo teve como principal objetivo, verificar através de pesquisa bibliográfica a importância da Ginástica Laboral na qualidade de vida do trabalhador. Tendo em vista a comparação com outros artigos, a fim de chegar a um resultado em comum sobre o tema em questão. As inúmeras formas abordadas pelos artigos, possibilitaram uma visão significativa com relação a presença da ginástica laboral na rotina empresarial dos trabalhadores de diversas áreas , principalmente no que se diz respeito a qualidade de vida, motivação e prevenção de doenças ocupacionais .

Palavras chave: Ginástica Laboral, qualidade de vida.

ABSTRACT

This study it had as main objective, to verify through bibliographical research the importance of the Labor Gymnastics in the quality of life of the worker. In view of the comparison with other articles, in order to arrive in common at a result on the subject in question. The innumerable boarded forms for articles, make possible a significant vision with regard to presence of the labor gymnastics in the enterprise routine of the workers of diverse areas, mainly in what it says respect the quality of life, motivation and prevention of occupational illnesses.

Keywords: gymnastics, quality of life.

INTRODUÇÃO

A necessidade de “movimentar-se” foi evoluindo de acordo com o desenvolvimento da historia, de forma que o exercício físico deixava passo a passo de ter caráter utilitário, e sistematizado de forma rudimentar para então passar a ser uma pratica saudável e nobre de valor qualitativo no padrão de vida contemporâneo. (Souza,2006)

A Ginástica laboral é um meio de valorizar e incentivar a prática de atividades físicas, como instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Assim, a partir da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, a GL destaca-se como atividade de auxílio á prevenção de lesões no ambiente de trabalho. Visa anatomicamente melhorar a flexibilidade, diminuindo a fadiga decorrente da tensão do dia-a-dia, beneficiando sua postura no ambiente de trabalho.

A atividade durante o expediente tem a importante tarefa de prevenção de doenças ocupacionais bem como o do sedentarismo. O bom estado físico e mental do trabalhador garante eficácia e eficiência a fim de diminuir os riscos de invalides decorrentes do oficio ou de se aposentarem precocemente devido as doenças degenerativas. (Sharkey, 1998)

METODOLOGIA

O presente estudo trata-se, de uma analise de várias bibliografias com o intuito comparativo. A coleta de dados ocorreu com base em pesquisas de outros conteúdos, a fim de constatar a presença da melhoria da qualidade de vida aos praticantes da ginástica laboral.

As pesquisas foram analisadas com base nas seguintes categorias: importância da ginástica laboral e sua interferência no dia a dia do profissional. Foram analisados vários setores empresariais a fim de englobar o tema do estudo abragendo de forma geral “o trabalhador”.

Conceito de ginástica laboral.

A Ginástica Laboral é o exercício físico orientado e praticado durante o horário do expediente visando benefícios pessoais no trabalho, que tem por objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

Consiste na execução de exercícios de aquecimento músculo esquelético, que tem por finalidade preparar o organismo para o trabalho físico, atuando de forma preventiva e terapêutica, sem levar o trabalhador ao cansaço excessivo (DELBIN; MORAES, 2005;).

Tipos de ginástica laboral

Segundo Marquesini (2002), há três tipos de ginástica laboral:

Preparatória: Ginástica com duração geralmente de 5 a 10 minutos realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.

Compensatória: Ginástica com duração geralmente de 10 minutos, realizados durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional e aproveitando pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais.

Relaxamento: Ginástica com duração geralmente de 10 minutos, baseada em exercícios de alongamento realizados após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido láctico e prevenindo as possíveis instalações de lesões.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com