TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL[pic 1][pic 2]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÉCNICO EM SECRETARIADO

Olga De Jesus Santos Silva

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Rondonópolis – MT

Fevereiro – 2015[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Olga de Jesus Santos Silva

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Projeto de Intervenção Multidisciplinar apresentado ao SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, como parte das exigências do curso Técnico em Secretariado, para a obtenção do título de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho.

Orientador: Josiane Ribeiro Reis.

Rondonópolis – MT

Fevereiro – 2015

[pic 6]

RESUMO[pic 7]

[pic 8]

Qualidade De Vida No Ambiente de Trabalho. Fevereiro, 2015.

Autor: Olga De Jesus Santos Silva

Neste trabalho, objetivou-se relatar o conceito, exemplos de doenças ocupacionais e a ilustração de uma postura correta. O conhecimento possibilita a melhoria na saúde física e mental do colaborador ao exercer sua função no ambiente de trabalho. Um bom ambiente de trabalho faz a diferença em cada dia. E um salário decente também faz a diferença no mês, mas o equilíbrio físico e mental na vida de um funcionário faz a diferença, tão quanto na vida pessoal como na vida empresarial.

Palavra chave: conceito, saúde, vida, colaborador.


SUMÁRIO[pic 9][pic 10]

  1. INTRODUÇÃO        

2.        QVT (Qualidade de Vida no Trabalho)        

2.1        Doenças Ocupacionais        

2.2        Prevenções        

3.        Ginástica Laboral        

3.1        Benefícios da Ginástica Laboral        

4.        Considerações Finais        

Referências        


[pic 11]

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo, desenvolvido no curso Técnico em Secretariado, sendo fornecido pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), localizado no município de Rondonópolis – MT, possuí o objetivo de informatizar e buscar a qualidade de vida no ambiente ocupacional.

No decorrer do trabalho terá ênfase em dois tipos de doenças ocupacionais a LER e DORT, explicações e prevenções. E para um melhor condicionamento físico no momento de trabalho, será relatado a definição e os benefícios da Ginástica Laboral. O tema é amplo, abrangente e exigem estudos, pesquisas e pratica contínua.


  1. QVT (Qualidade de Vida no Trabalho)

O que é qualidade de vida? Em latim a palavra “qualis” queria dizer diferença, desde sempre, qualidade são aqueles atributos que tornam um produto diferente de outro.  Mas a expressão qualidade de vida, aplicada a seres humanos é bem mais recente. Ela começou a aparecer há uns 30 anos.

Segundo Davis e Newstrom (2001, p.146) definem QVT como: “Por qualidade de vida no trabalho (QVT) queremos dizer os pontos favoráveis e desfavoráveis de um ambiente de trabalho para as pessoas. A proposta básica é desenvolver ambientes de trabalho que sejam tão bons para as pessoas como para a saúde econômica da organização”.

Atualmente os empregados estão trabalhando mais do que trabalhavam a três décadas. As empresas reduziram seus quadros de funcionários, onde antes havia dois ou três, hoje existe somente um.

Há casos de vários colaborados em nosso Brasil, que tem trabalhado 14 horas por dia e um exemplo deles, são os professores. Logo que, o efeito de tudo isso é óbvio, o cansaço, não apenas físico, mas também mental.

Estresse é uma palavra que nossos avós não conheciam. Mas hoje qualquer pessoa sabe que se não encontrar uma válvula de escape, acabará explodindo.

As boas empresas não demoram a perceber os efeitos negativos que, essa situação poderia causar em seus funcionários. Porque a pressão por resultados não irá diminuir o futuro, muito pelo contrário. Para produzir cada vez mais e cada vez melhor, o funcionário precisará de duas coisas, um número maior de energia física e mais equilíbrio mental.

Um bom ambiente de trabalho faz a diferença em cada dia. E um salário decente também faz a diferença no mês, mas o equilíbrio físico e mental na vida de um empregado faz a diferença, tão quanto na vida pessoal como na vida empresarial.

  1. Doenças Ocupacionais

É a designação de inúmeras doenças causadas dentro das empresas que, infelizmente acabam gerando alterações na saúde do colaborador.

Dois exemplos de doenças ocupacionais, com as atividades do cotidiano na empresa são:

  • LER (Lesões por Esforços Repetitivos)

Doenças caracterizadas por dores crônicas, que atingem principalmente os membros superiores, sendo os dedos, mãos, punhos, antebraços, ombros e braços. E também, membros inferiores e coluna vertebral, como o pescoço, coluna torácica e lombar, decorrentes de sobrecarga do sistema músculos-esqueléticos no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com