TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrela Da Vida

Exames: Estrela Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 4

A Estrela da Vida

A sua origem:

Tendo a necessidade de adotar um símbolo que identificasse os cuidados médicos em emergências em todos os âmbitos, o Departamento de Transporte Americano (DOT), achou importante criar um símbolo que identificasse claramente o atendimento médico de urgência e cuidados de saúde.

ESTE SIMBOLO INICIALMENTE, ERA UM CRUZ COR DE LARANJA EM UM FUNDO BRANCO. Por ser muito parecido, a cruz vermelha internacional entendeu que por serem muito parecidos, este estava indo contra as resoluções da Convenção de Genebra, esta estabelecida em 12 de agosto de 1949, que permitia a cruz vermelha usar , como medida excepcional somente em ambulâncias. Fez-se então a criação de um outro símbolo,em 23 de setembro de 1973 e usado ate os dias de hoje.

A Estrela da Vida, foi desenhada por Leo R. Schwartz, na época chefe do Departamento de Emergências Médicas (SEM) da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos da América. Sendo adotado também na Associação Médica Americana.

No mundo todo a Estrela da Vida é usada pela Classe Médica, identificando os Serviços de Emergência Médica e estendendo-se a todos os dedicados as mesmas funções. Em 1975 . o congresso de Serviços Médicos de Emergência, em Munique, resolveu-se por unanimidade, a recomendação a todos os governos que este um símbolo adotado e designado a todo equipamento de emergência e veículos que fossem usados para Serviços de Emergência Médica, bem como hospitais também. Em 1976, este foi ratificado.

O Significado do Símbolo Estrela da Vida

Ela é composta por seis braços e um bastão com uma serpente enrolada no centro. As seis faixas representam um ciclo completo de ações em termo de Emergência Médica. Seguindo o sentido do relógio teremos:

- Detecção

- Alerta

- Pré Socorro

- Socorro no local do acidente

- Cuidados durante o transporte

- Transferência e tratamento definitivo

Quanto ao bastão e a serpente enrolada, colocado no centro da estrela, simboliza a saúde, a medicina

Nos Estados Unidos a (NHTSA) tem o direito de monitorar o uso. Em veículos Médicos, assegura que estes atendem as normas do Departamento de Transito e garante que o pessoal de tratamento médico de emergência foi treinado para atender essas normas.

Também usado em placas e mapas, serve para identificar o local ou acesso aos serviços qualificados de tratamento de emergência. Não sendo permitido o uso de qualquer outro símbolo.

- Como meio de identificação para equipamentos e suprimentos médicos para instalação e uso em ambulâncias de emergências

- Para indicar o local de serviços médicos qualificados e acesso a tais instalações

- Os usados em uniformes (nos ombros) é exigido cursos, treinamento e aprovação feita por pessoas que já façam parte dos programas governamentais que regem esse sistema de emergência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com