TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do DNA

Dissertações: Estrutura Do DNA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  774 Visualizações

Desde a descoberta do DNA por Friedrich Miescher, em 1869, muito tempo se passou até que suas funções primordiais de conterem e transmitirem a informação genética fossem sugeridas, em 1944, por Avery, Macleod e MaCarty e definitivamente comprovadas, em 1953, por Hershey. Sua estrutura em dupla-hélice foi proposta em 1953 por Watson e Crick e lançou as bases de como essa molécula poderia ser duplicada.

O DNA é um polímero.Suas unidades são os nucleotídeos, e o polímero é conhecido como um polinucleotídeo. Cada nucleotídeo consiste de um açúcar, uma base nitrogenada ligada ao açucar, e um grupo fosfato. Existem quatro tipos de nucleotídeos diferentes que diferem na sua base nitrogenada. Os quatros nucleotídeos são denominados por uma letra:

A para adenina

G para guanina

C para citosina

T para timina

Duas cadeiras polinucleotídicas que correm em sentido opostos e helicoidizam ao redor de um eixo comum para formar uma dupla hélice com giro para a direita (dextrorsa)

As bases purínicas e pirimidínicas estão no interior da hélice, enquanto as unidades fosfato e desoxirribose estão na parte externa

A adenina (A) pareia-se com a timina (T), e a guanina (G) com a citosina (C). Os pares de bases A .T são mantidos por duas pontes de hidrogênio com orientação precisa, e os pares G .C por três destas pontes. A dupla hélice também é estabilizada por interações entre bases empilhadas no mesmo filamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com