TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE MODELOS DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA: ESTRUTURA DO DNA E REPLICAÇÃO.

Por:   •  28/3/2016  •  Seminário  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: QUÍMICA E BIOLOGIA

BIOLOGIA MOLECULAR– TURMA 5

O USO DE MODELOS DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA: ESTRUTURA DO DNA E REPLICAÇÃO.

DOCENTE: SAMANTHA AQUINO

DISCENTES: ELIZA MAIA

                       EUDENIZE SANTOS

                       LICIO

                       NEUCILENE ALMEIDA

                       TATIANA MARQUES

INTRODUÇÃO

Segundo Carvalho (2002), a atividade do profissional guiada pela racionalidade técnica tem como principal objetivo a solução de problemas mediante a aplicação rigorosa de teorias e técnicas científicas. No modelo da racionalidade técnica, também considerado como modelo Tradicional de Ensino, não há interação de conhecimentos entre professores e estudantes, e nem entre estudantes, seguindo-se a utilização única de livros didáticos como única fonte de conhecimentos válidos.

O ser humano se utiliza de modelos para explicar o mundo a sua volta, que são os denominados modelos mentais. Dentre as diferentes abordagens sobre as representações internas, o conceito de modelo mental tem alcançado uma grande importância na pesquisa em ensino de ciências a partir da segunda metade dos anos 1990 (Greca; Moreira, 2002).

Brandão, Acedo (2000) defendem a utilização de modelos didáticos no ensino de genética como facilitadores da compreensão da genética.

O ensino de genética é desafiador. O grande número de conceitos relacionados a área dificulta, muitas vezes, a compreensão por parte dos alunos que acabam se preocupando em decorar termos em detrimento de compreender e relacionar o estudo com a vida pratica. A genética é central para a biologia, pois várias linhas do pensamento podem ser colocadas dentro de um todo coerente tendo a genética como um campo de estudo (KREUZER e MASSEY, 2002)

De acordo com Giordan, Vecchi (1996), um modelo é uma construção, uma estrutura que pode ser utilizada como referência, uma imagem analógica que permite materializar uma ideia ou um conceito, tornados assim, diretamente assimiláveis. Krasilchick (2004) salienta que os modelos didáticos são um dos recursos mais utilizados em aulas de biologia, para mostrar objetos em três dimensões. No entanto, eles podem apresentar várias limitações, como fazer os estudantes entenderem que os modelos são simplificações do objeto real ou fases de um processo dinâmico. Para diminuir essas limitações e envolver o aluno no processo de aprendizagem, é importante que eles façam os próprios modelos.

Diante disso este trabalho teve como objetivo confeccionar e utilizar modelos didáticos por licenciados do curso de licenciatura em ciências: química e biologia da Universidade Federal do Amazonas, campus Itacoatiara, para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos temas: estrutura e replicação de DNA (ácido desoxirribonucleico).

OBJETIVO: Construir um modelo didático de baixo custo, capaz de facilitar a aprendizagem de genética e demonstrar a estrutura do DNA e o processo de transcrição do DNA em 3D.

METODOLOGIA

O trabalho realizado constituiu-se de três etapas: 1- levantamento de bibliografia e materiais necessário; 2- confecção dos modelos; 3- aplicação e levantamento dos resultados. Foram confeccionadas dois modelos tridimensionais: 1-Estrutura do DNA. 2-Representação da replicação do DNA.

Na primeira etapa, realizou-se o levantamento de bibliografia relacionados aos conteúdos para definição do modelo e confecções de matérias necessários. Abaixo seguem os materiais utilizados para os dois modelos:

  • Bases de madeiras;
  • Cola de isopor;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Pistola de cola quente;
  • Arame;
  • Linha transparente;
  • Alicate;
  • E.V.A (várias cores);
  • Etiquetas impressas.

A segunda etapa teve início com a confecção de etiquetas que foram impressas e recortadas. Em seguida foi realizado a moldagem das estruturas. As bases nitrogenadas (A, G, U e C) foram confeccionadas utilizando-se de E.V.A. coloridos: azul para (Citosina), verde para (Timina), alaranjado para (G) e vermelho para (A). Para a estrutura do DNA, o esqueleto simbolizando as ligações do grupo fosfato com a pentose (carboidrato), foi confeccionado por E.V.A de cor azul escuro. Para a estrutura da replicação, a fita líder foi confeccionada por E.V.A. de cor verde-limão, e a fita complementar, foi confeccionada por E.V.A. de cor azul. As enzimas (proteínas) que participam do processo de replicação foram confeccionadas pelas cores: lilás escuro (DNA-polimerase); lilás claro (helicase); marrom (topoisomerase); amarelo (ligase). Os componentes descritos anteriormente foram interligados entre si, utilizando-se de pistolas de cola quente.

A terceira etapa consistiu-se na aplicação de uma aula expositiva utilizando-se de Datashow e com o auxílio dos modelos construídos para melhor compreensão dos conteúdos. Este momento foi finalizado com aplicação de um questionário, afim de avaliar o nível de conhecimento adquirido com a aula expositiva auxiliada do modelo didático. Segue o questionário:

  1. Explique a afirmação: a síntese de DNA é semiconservativa.
  2. Defina ácidos nucleicos e bases nitrogenadas.
  3. Descreva sobre o DNA.
  4. Em que direção ocorre a replicação?
  5. O que é enzima? Quais são as enzimas envolvidas na replicação do DNA?
  6. A utilização de modelos na aula de biologia molecular contribui para uma aprendizagem mais significativa? Justifique sua resposta.

As questões de 1 a 5, foram corrigidas e atribuído notas de 0 a 5, levando em consideração a correta colocação de cada resposta. Os resultados obtidos através das perguntas de 1 a 5 foram colocados em um gráfico separando dos resultados obtidos na questão 6 para uma melhor interpretação e discussão final, visto que essa questão é pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com