TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Patologia Bucal

Ensaios: Estudo Dirigido - Patologia Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 6

1) Com relação à histopatologia básica da mucosa oral defina espongiose, exocitose e acantose.

Espongiose: edema intercelular da camada espinhosa

Exocitose: presença de células inflamatórias no epitélio.

Acantose: espessamento da camada espinhosa do epitélio

2) Diferencie as características clínicas e histopatológicas do líquen plano, eritema multiforme, pênfigo e penfigóide benigno de mucosa.

Líquen plano (Lichen planus) é uma doença que afeta mucosa e pele e apresenta natureza inflamatória crônica, observa-se superfície epitelial ortoqueratinizada ou paraqueretinizada, degeneração ou liquefação da camada basal do epitélio, papilas epiteliais em forma de serrilhado, infiltrado linfocitário e macrofágico em banda subepitelial.

Pênfigo A prevalência da doença é maior em adultos acima de 40 anos, embora possa ocorrer na infância, gengivite descamativa, representada por áreas eritematosas e erosivas na gengiva livre e inserida, pode ser a manifestação inicial da doença. Quando a biópsia é realizada corretamente, as amostras teciduais evidenciam a presença da fenda intra-epitelial. As células da camada espinhosa do epitélio se separam progressivamente, pela perda da adesão intercelular. Estas células assumem uma forma arredondada e caem na fenda formada, sendo denominadas de células de Tzanck.

penfigóide benigno de mucosa: faz parte de um grupo de doenças bolhosas crônicas, nas quais anticorpos destroem os componentes de ligação de pele e mucosa, apresentando lesões bolhosas, extremamente dolorosas. Acomete com mais frequência mulhueres acima dos 50 anos. As lesões bucais do PBM têm aspecto semelhante a outras dermatoses bolhosas, porém, apresentam desenvolvimento mais lento e tendem a ser menores e menos agressivas. Essas lesões começam como bolhas ou vesículas que se rompem, produzindo áreas de descamação. Este processo define um padrão clínico de reação chamado gengivite descamativa, podendo ocorrer de forma difusa ou localizada.

3) O processo inflamatório pode ocorrer na forma aguda ou crônica. Com base nestas características, diferencie inflamação aguda e crônica.

Inflamação aguda é a principal resposta do corpo de um indivíduo a estímulos negativos e é adquirida através do reforço da circulação de leucócitos e plasma a partir do sangue para os tecidos machucados. Já a inflamação prolongada é conhecida como inflamação crônica e conduz a uma contínua mudança nas características das células na inflamação local. A principal característica deste tipo de inflamação é a ocorrência do processo de destruição e de cura, ao mesmo tempo.

4) As informações abaixo se referem a qual tipo de alteração?

- Linha branca geralmente bilateral na porção mediana da mucosa jugal;

- Frequentemente é mais pronunciada na região de dentes posteriores;

- Histologicamente podemos observar a presença de hiperqueratose, com ocasional edema intracelular no epitélio e inflamação crônica moderada no tecido conjuntivo adjacente;

- Não é necessário o tratamento, uma vez que pode haver regressão espontânea. O prognóstico desta alteração é excelente.

LINHA ALBA

5) Diferencie necrose de apoptose.

Necrose é a morte de uma parte do organismo determinada por causas patológicas, podendo atingir células, tecidos ou um órgão. A célula perde sua função e sua vitalidade, é portanto um processo irreversível. Apoptose é o fenômeno em que a células morre após formar fragmentos ainda estruturados ou corpos apoptóticos, que podem ser fagocitados por macrófagos, ou seja, é uma morte biológica, fisiológica e programada. A célula sabe que tem uma vida e sabe quando vai morrer, tem um período determinado de vida.

6) Descreva duas lesões causadas por agentes químicos.

Nitrato de Prata: O nitrato de prata permanece um tratamento popular para ulcerações aftosas,

porque o cautério químico traz alívio imediato da dor, por destruir as terminações nervosas. Apesar

disso, o seu uso deve ser desencorajado. Em todos os casos, a extensão do dano à mucosa é

aumentada pelo seu uso. Em alguns pacientes, uma reação anormal é vista, trazendo um dano

significativo e aumentando a dor.

Fenol: Tem sido usado, ocasionalmente, em odontologia, como um agente esterilizador de cavidade

e material cauterizador. Extremamente cáustico, o seu uso cuidadoso é necessário. Agentes usados

sem prescrição podem conter baixas concentrações de fenol, freqüentemente combinadas com altos

níveis de álcool. A necrose extensa da mucosa tem sido observada nos pacientes que colocam esse

material sob as suas dentaduras, na tentativa de melhorar os pontos doloridos.

7) Descreva duas lesões causadas por agentes físicos.

Doenças causadas por agentes físicos: são aquelas doenças devidas à ação de agentes tais como a pressão atmosférica anormalmente elevada ou muito baixa; temperatura aumentada ou diminuída; maior ou menor umidade do ar; ação de fontes de energia radiante (raios infra-vermelhos, ultra-violeta, ondas hertzianas, raios-X, etc.); ação de substâncias ionizantes; etc.

8) Qual o possível fator etiológico da fibromatose gengival e como podemos diferenciá-la clínica e histológicamente da gengivite?

Irritativa, Anatomica, hereditária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com