TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Trabalho Universitário: Estudo Dirigido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 5

1. Conceitue Empreendedorismo.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar

2. Conceitue Visão Empreendedora

A visão empreendedora de longo prazo sempre leva uma empresa a apostar em tendências e a assumir riscos. Esse procedimento futurista precisa fazer parte da estratégia competitiva de qualquer negócio. Prospectar o futuro é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência.

3. Descreva a Teoria Visionária de Filion.

Filion elaborou sua teoria, conhecida como Teoria Visionária, que diz que “o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”,; para ele existe três tipos de visão : emergentes (idéias de produtos que se quer lançar), central (Resultado de uma ou mais visões emergentes ) e complementares (Atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central)

Filion também identificou alguns elementos que são o suporte à formação da visão: Auto imagem, Energia, Liderança, dentre outros.

Ele também aborda: A Oportunidade – onde diz que é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor; A Criatividade – que seria a base instrumental das idéias; A Intuição – como sendo a identificação da criatividade ou do julgamento para tomada de decisão; O Reconhecimento de Padrões em virtude dessa capacidade de reconhecimento o especialista pode responder com agilidade a situações novas.

4. Segundo SEBRAE, cite cinco características básicas de um empreendedor.

Corre riscos calculados

Busca oportunidades e toma a iniciativa

Exige qualidade e eficiência

É persistente

É comprometido

5. Cite três fatores geradores do empreendedorismo por necessidade.

Falta de opção de emprego,estar desempregado e não ter alternativa de trabalho

6. Segundo Filion, descreva os três níveis do Sistema de Relações Sociais.

As relações primárias envolvem os familiares e as pessoas mais próximas do relacionamento e estão associadas a diversos tipos de envolvimento exercido pela pessoa. Abrangem ligações tanto afetivas como intelectuais, esportivas e de lazer, influenciando o conceito de si do futuro empreendedor. As secundárias englobam amizades e conhecimentos ligados a uma atividade específica como clube social, atividade religiosa, trabalho ou política. O aumento da intensidade do relacionamento eleva a interação para o nível primário. As terciárias não são necessariamente relações entre pessoas, mas contatos com um campo de interesse, de acordo com uma necessidade. Acontecem por intermédio de cursos, viagens, exposições industriais, feiras e congressos.

7. Conceitue Marketing.

Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes

8. Descreva os 4 Ps do Mix de Marketing.

Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;

Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.

9. Diferencie Produto de Serviço.

A diferença básica entre os dois é que produtos são tangíveis, é possível tocar, sentir, avaliar a qualidade antes da compra. Os serviços por sua vez são intangíveis, o cliente só vai saber se o serviço é bom ou ruim depois de comprado, porque é impossível saber o resultado antes de experimentar.

Outra diferença muito importante é que o valor dos produtos é produzido em fábricas e os clientes não participam da produção, ao contrário dos serviços, onde o valor é produzido no momento da prestação e da entrega.

10. Descreva três fatores determinantes da qualidade na prestação de serviços.

Confiabilidade: desempenhar o serviço habilmente conforme foi prometido;

Capacidade de resposta: disposição para ajudar o cliente (consultoria) e fornecer o serviço no prazo estipulado;

Segurança: conhecimento e a cortesia dos empregados e a sua habilidade de transmitir confiança e segurança.

11. Descreva as etapas do processo decisório de compra.

Começa quando os consumidores reconhecem que têm uma necessidade não satisfeita e querem fazer alguma coisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com